Nova pesquisa sobre a sucessão presidencial mostra crescimento das intenções de voto em Luiz Henrique Mandetta (DEM) de 2%, em março deste ano, para 5% neste mês, de acordo com o instituto PoderData. O ex-ministro da Saúde obtém o maior índice na região Centro-Oeste, que inclui Mato Grosso do Sul, ao chegar a 9%, em 3º lugar, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), empatados com 30%.
[adrotate group=”3″]
O levantamento do PoderdData, divulgado pelo site Poder360, foi realizado por telefone com 2,5 mil eleitores entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro deste ano nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Veja mais:
Simone chega 2% e empata com Mandetta em nova pesquisa sobre sucessão presidencial
Dois presidenciáveis de MS: Simone pode ser anunciada em agosto e Mandetta em setembro
Mandetta patina e Simone tem 0,7% para presidente; instituto testa potencial de senadora
No cenário geral, Lula lidera com 37%, contra 28% de Bolsonaro, 8% de Ciro Gomes (PDT), 5% de Mandetta, 4% de João Doria (PSDB) e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e 3% do apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena (sem partido). Na pesquisa, o senador do DEM surpreende ao obter o mesmo índice do sul-mato-grossense na primeira vez que é incluído no disco.
De acordo com a pesquisa, Mandetta mais que dobrou a intenção de voto entre março e este mês. Ele conseguiu superar o governador de São Paulo e o apresentador do programa popular-policial Brasil Urgente. O ex-ministro fica em empate técnico com Ciro, que está em campanha há bastante tempo.
Por região, Mandetta obtém o melhor desempenho no Centro-Oeste, onde fica com 9%. Além de ficar em 3º, ele supera Ciro Gomes com 5% e Doria com 4%. No Sudeste, região do tucano, o ex-ministro aparece com 7%, mesmo índice do governador paulista, e supera Ciro (5%).
O pior desempenho do médico ortopedista está nas regiões Sul e Norte, com 1%. Ele fica em último lugar, enquanto os principais adversários na disputa para ser o nome da 3ª via possuem índices melhores. No Nordeste, onde Lula surfa com 50%, contra 17% de Ciro e 16% de Bolsonaro, Mandetta foi citado por 4%, atrás de Datena com 6%.
Por sexo, Mandetta não oscila e fica com 5% entre homens e mulheres. Já Lula tem 42% entre os eleitores do sexo masculino e 33% no feminino. Bolsonaro está com 29% entre eles e 28% entre elas.
Considerando-se a escolaridade do eleitor, Mandetta vai mal entre os com nível superior, apenas 2%, contra 5% nos níveis médio e fundamental. Lula e Bolsonaro empatam em 36% entre os universitários, enquanto o petista abre ampla vantagem no nível médio, com 43% a 29%. Já no nível fundamental, Lula fica com 33%, contra 26% de Bolsonaro.
A senadora Simone Tebet (MDB) passou a ser cogitada como pré-candidata a presidente desde junho deste ano e ainda não foi incluída nos levantamentos do PoderData.