O ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), é o pré-candidato a governador de Mato Grosso do Sul mais seguidores nas redes sociais, com 225,3 mil, mais que o dobro do segundo colocado. A deputada federal Rose Modesto (União Brasil) e o deputado estadual Renan Contar, o Capitão Contar (PRTB), possuem mais de 100 mil seguidores. A lanterna na disputa é a advogada Giselle Marques (PT), com 15,3 mil.
[adrotate group=”3″]
Prefeito da Capital e governador por dois mandatos, André Puccinelli (MDB) paga o preço de não ter dado atenção para o tema antes e fica em 4º lugar, com 92,2 mil seguidores. Mesmo com o apoio da máquina estadual e com a possibilidade de pagar pelo impulsionamento das postagens, o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), patina e fica em penúltimo lugar com apenas 26,2 mil seguidores.
Veja mais:
Marquinhos supera Rose e empata com André em 1º; Riedel empaca em 4º, diz Ranking
Nova pesquisa Ranking projeta disputa acirrada entre André, Rose, Marquinhos e Riedel
Marquinhos e Riedel crescem e embolam disputa por vaga no 2º turno, diz Ranking
Bronca de líder mostra que candidatura de Riedel não empolga nem tucanos
A presença nas redes sociais é apontada como fundamental na atual campanha eleitoral, considerada a mais presente da história nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Isso significa que o primeiro passo para se tornar visível e competitivo é ter presença nas plataformas de internet, que não estão mais restritas apenas aos jovens.
Os números de seguidores no Facebook
- Marquinhos Trad – 139.897
- André Puccinelli – 77.552
- Capitão Contar – 74.155
- Rose Modesto – 72.124
- Eduardo Riedel – 11.812
- Giselle Marques – 4.500
As mídias sociais dão visibilidade para os candidatos de partidos menores que possuem mais seguidores, mesmo que não contam com uma grande estrutura de alianças e apoio dos meios de comunicação. De acordo com a jornalista e doutora em Comunicação Social, Raquel Recuero, em entrevista à revista Tema, candidatos de partidos maiores tiveram mais dificuldade para fazer com que suas informações circulassem fora dos seus simpatizantes, dificultando a captação de novos eleitores.
Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto DataSenado apontou a influência das redes sociais como fonte de informação para o eleitor nas eleições de 2018. De acordo com o levantamento, 45% dos eleitores decidiram o voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social. A principal fonte de informação é o WhatsApp, citado por 79% como o mais utilizado para se informar sobre a política.
Em Mato Grosso o Sul, Marquinhos lidera com folga, com 225,3 mil seguidores, contra 105,8 mil de Rose e 100,2 mil de Capitão Contar. Puccinelli fica em 4º lugar, com 92,2 mil. Mesmo com a visibilidade obtida há um ano, quando trocou a Secretaria de Governo pela Infraestrutura e passou a posar como o candidato oficial de Reinaldo Azambuja (PSDB), Riedel ainda não empolgou as mídias sociais e só é seguido por 26,2 mil, contra 15,3 mil de Giselle.
Número de seguidores no Instagram
- Marquinhos Trad – 83,5 mil
- Rose Modesto – 31,6 mil
- Capitão Contar – 22,4 mil
- André Puccinelli – 14,6 mil
- Eduardo Riedel – 14,4 mil
- Giselle Marques – 10,8 mil
O Facebook é a principal rede utilizado pelos candidatos a governador. Marquinhos lidera com 139.897. Ele conseguiu aproveitar a pandemia da covid-19, quando a população passou a acompanhar com atenção as medidas de prevenção adotadas pela Prefeitura de Campo Grande.
O segundo lugar fica com Puccinelli, com 77.552 seguidores. O emedebista já vinha usando a rede social desde 2018, quando acabou desistindo de disputar o Governo após ser preso na Operação Lama Asfáltica. O ex-governador afirma ser vítima de perseguição política e nega as acusações de corrupção e desvio do dinheiro público feitas pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.
O terceiro lugar fica com Capitão Contar, que surfou na onda bolsonarista. Famoso pela fidelidade a Jair Bolsonaro (PL), ele se apresenta como bolsonarista de raiz com 74.155 seguidores no Facebook e vai brigar pelos eleitores do presidente com Riedel. O 4º lugar nesta mídia social fica com Rose Modesto, com 72.124 seguidores. Riedel tem apenas 11.812 seguidores, contra 4,5 mil da candidata a governadora do PT.
No Instagram, uma rede social em alta pela divulgação de vídeos e imagens, Marquinhos também lidera com folga, com 83,5 mil, contra 31,6 mil da deputada federal do União Brasil. O terceiro lugar fica com Contar, com 22,4 mil. André, com 14,6 mil, tem uma disputa acirrada com o tucano, com 14,4 mil. Nesta rede social, Giselle fica mais próxima dos concorrentes, com 10,8 mil seguidores.
Seguidores no Twitter
- Capitão Contar – 3.743
- Rose Modesto – 2.159
- Marquinhos Trad – 1.952
- André Puccinelli – 89
- Eduardo Riedel – 83
- Giselle Marques –
Por outro lado, o Twitter, considerado uma rede mais utilizada por formadores de opinião e com maior repercussão na jornais, tem pouca presença dos candidatos a governador. Capitão Contar tem mais seguidores, com 3.743, seguido por Rose, com 2.159.
Marquinhos fica em 3º, com 1.952 seguidores. Puccinelli tem apenas 89 seguidores, contra 83 de Eduardo Riedel. O Jacaré não encontrou o perfil de Giselle.