A senadora Simone Tebet não empolgou o eleitorado com a propaganda partidária do MDB e ficou com 1% na primeira pesquisa eleitoral registrada pelo Datafolha. Até no cenário em que substitui os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a emedebista fica com o mesmo percentual e empata com Vera Lúcia (PSTU).
[adrotate group=”3″]
De acordo com o levantamento, divulgado pelo Uol, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 43% a 44% nos quatro cenários testados, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) fica com 26%. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) segue em terceiro, com 8%, mas não decolou.
Veja mais:
Datafolha aponta Simone com 1%; Lula lidera e poderia ganhar no 1º turno, diz instituto
Simone fica em penúltimo em pesquisa na Capital; Bolsonaro lidera, segundo Ranking
Na primeira simulação de 2º turno, Simone seria derrotada por Lula e Bolsonaro, diz Ranking
Marquinhos e Riedel crescem e embolam disputa por vaga no 2º turno, diz Ranking
O instituto incluiu Simone em três dos quartos cenários pesquisados. Para desolamento da emedebista, ela caiu de 2%, registrada em dezembro do ano passado, para 1% neste mês, apesar de ter estrelado a propaganda eleitoral do MDB no horário nobre e ter intensificado agenda em vários estados e entrevistas a várias meios de comunicação.
Registrada no TSE com o número BR-08967/2022, a pesquisa foi realizada com 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 deste mês. Conforme o instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro cenário, Lula tem 43%, seguido por Bolsonaro com 26%, Moro com 8%, Ciro com 6%, Doria e o deputado federal André Janones (Avante) com 2%, Vera Lúcia, Simone e Felipe D’Ávila (Novo) estão empatadas com 1%. Os brancos e nulos somam 6%, enquanto 2% se dizem indecisos.
No segundo cenário, com a inclusão do governador gaúcho no lugar do paulista, a grande aposta do ex-ministro Gilberto Kassab (PSD), Lula e Bolsonaro possuem os mesmos percentuais, 43% e 26%, respectivamente. Moro tem 8%, seguido por Ciro com 7%, Janones com 3%, Vera, Leite e Simone possuem 1%. Os nulos e brancos seriam 7%, enquanto os indecisos somam 3%.
No terceiro cenário, sem a candidatura de Simone, Lula fica com 44%, seguido pro Bolsonaro com 26%, Moro com 8%, Ciro com 7%, Janones com 3%, Doria com 2%, Vera Lúcia e Felipe possuem 1%. Leonardo Péricles (UP) tem 0% em todas as simulações. Os nulos e brancos ficam em 6%, enquanto 2% não sabem em quem votar.
No quarto cenário, o Datafolha deixou Simone como representante do PSDB e do PSD, já que há setores no ninho tucano que a consideram mais competitiva do que Doria. Nesta simulação, Lula fica com 43%, o presidente com 26%, Moro e Ciro empatam com 8%, Janones permanece com 3%. Simone se mantém com 1%, mesmo percentual de Vera Lúcia. Os nulos e brancos somam 7%, enquanto indecisos seriam 2%.
Apesar de ser bombardeado pelos seguidores do presidente Bolsonaro, o Datafolha tem credibilidade no meio político e os números devem enfraquecer ainda mais a candidatura de Simone Tebet. Caciques do MDB deram um prazo para que a senadora se viabilizasse como candidata a presidente. A meta definida era a de que ela deveria atingir dois dígitos até o fim deste mês.
Faltando uma semana para o fim do mês de março, Simone não decolou e permanece na lanterna, conforme o Datafolha. Ela tinha 2% em dezembro e passou a ter 1% neste mês, apesar de ter se apresentado ao eleitorado no horário partidário exibido no horário nobre da TV.