Marquinhos Trad (PSD) disparou na preferência dos eleitores evangélicos, idosos, de nível fundamental e mais pobres, de acordo com pesquisa feite entre os dias 28 e 30 de outubro deste ano pelo Ibope, divulgada pela TV Morena. Em segundo, Promotor Sérgio Harfouche (Avante) chega tem os maiores índices na faixa etária de 45 e 54 anos, nível superior e evangélicos.
[adrotate group=”3″]
Na disputa pela vaga no eventual segundo turno, Pedro Kemp (PT) tem a maior preferência das mulheres, dos jovens, dos mais ricos e de outras religiões. Já Vinicius Siqueira (PSL) disparou entre os homens, jovens, com nível fundamental e mais pobres.
Veja mais:
Mais favorável a Marquinhos, Datamax aponta reeleição com 52% e 12 empatados em 2º
Marquinhos tem 43%, enquanto quatro candidatos disputam segundo lugar, diz Ranking
Marquinhos sobe para 46%, Kemp e Vinicius crescem na oposição, segundo Ibope
Marquinhos obtém apoio maior das mulheres, evangélicos e mais velhos, diz pesquisa
O levantamento do Ibope mostra que Marquinhos cresceu 12 pontos percentuais entre os homens, de 34% para 46%, enquanto permaneceu estável entre as mulheres (46%). Por faixa etária, o prefeito passou de 27% para 39% entre os eleitores de 16 a 24 anos. Entre os mais velhos, com mais de 55 anos, ele cresceu 10 pontos percentuais, de 49% para 59%.
Por nível de escolaridade, Marquinhos ampliou a vantagem entre os eleitores com nível fundamental, de 51% para 56% e de nível médio, de 35% para 42%. Ele oscilou dentro da margem de erro entre os universitários, de 37% para 40%.
Considerando-se a religião, o prefeito cresceu oito pontos percentuais entre os evangélicos, de 47% para 55%, e de 41%para 46% entre os católicos. Nos integrantes de outras religiões, ficou estável em 33%.
Por renda, o prefeito ampliou a vantagem entre os eleitores com renda de um a dois salários mínimos, de 47% para 54%, e de 37% para 44% entre aqueles com renda de dois a cinco salários. Na faixa dos mais ricos, ele segue com 37%.
Harfouche ficou estável entre os homens, com 10%, mas cresceu entre as mulheres, de 9% para 12%. O procurador obtém o maior percentual, de 18%, entre os campo-grandenses com idade entre 45 e 54 anos. Entre os jovens, ele passou de 8% para 13%.
O candidato do Avante cresceu entre os eleitores com nível fundamental (de 6% para 8%) e de nível médio (10% para 11%). No entanto, oscilou negativamente, de 16% para 15% entre os universitários. Por religião, Harfouche continuou estável entre os católicos (10%) e evangélicos (16%).
O promotor oscilou negativamente entre os mais ricos (com renda acima de cinco salários mínimos), de 16% para 11%, mas cresceu no grupo com menos de um salário, de 5% para 8%. O maior índice está no grupo de dois a cinco salários, com 15%.
Kemp oscilou positivamente entre as mulheres, de 8% para 10%, e tem o dobro da intenção entre os homens (5%). O petista fica em segundo lugar entre os eleitores jovens, de 16 a 24 anos, onde passou de 13% para 16%, enquanto patina na faixa etária de 25 a 34%, com 5%.
O deputado ampliou o percentual entre os eleitores com nível médio, de 7% para 10%, e de 8% para 9% entre aqueles com nível superior. Já entre os com ensino fundamental, ele passou de 4% para 3%.
O petista ficou estável entre os evangélicos (6%), mas cresceu etnre os católicos, de 5% para 7%. Kemp fica em segundo entre os eleitores de outras religiões, onde passou de 9% para 11%. Ele também obteve a mesma colocação entre os campo-grandenses com renda acima de cinco salários mínimos, passando de 11% para 12%. Os programas sociais da era do PT não ficaram na lembrança dos mais pobres, onde ele segue estagnado em 3%.
Despontando como concorrente a vaga em eventual segundo turno, Vinicius Siqueira dobrou entre os homens, de 5% para 9%, e também conquistou mais eleitoras, de 1% para 4%. Ele passou de traço para 12% entre os eleitores jovens. O menor índice do vereador está entre os mais velhos, com mais de 55 anos, onde segue com 1%. Na faixa etária de 35 a 44%, ele fica com 10%.
Considerando-se o nível de escolaridade, Siqueira dobrou entre os eleitores com nível fundamental, de 4% para 8%, mesmo percentual entre os de nível médio. Entre os universitários, oscilou de 3% para 5%.
Vinícius dobrou entre os católicos, de 4% para 8%, enquanto se manteve estável entre os de outras religiões (8%) e passou de 1% para 4% entre os evangélicos. Por faixa de renda, o vereador disparou entre os mais pobres, com menos de um salário, de 0% para 13%, ficando em segundo lugar isolado, batendo Kemp (3%) e Harfouche (4%). Entre os ricos, ele permaneceu com 5%.
Vinicius Siqueira se destacou como o principal candidato de oposição nas eleições deste ano. Entre os eleitores que consideram a administração de Marquinhos ruim ou péssima, ele fica com 27%, contra 16% de Harfouche e 10% de Kemp.
Entre os eleitores que consideram sua administração ótima ou boa, Marquinhos Trad obtém 71%, de acordo com o Ibope.