O anúncio do ingresso chinês ocorreu nesta sexta-feira na iniciativa que é coordenada pela ONU e que tem como objetivo dar acesso às países mais pobres à vacina contra a covid-19. A coalizão, cujo nome é Covax Covid-19, é integrada por 92 países e empresas.
[adrotate group=”3″]
Nem os Estados Unidos e nem a Rússia estão entre os participantes da iniciativa. A Covax vai desenvolver três vacinas e mantém como meta a distribuição prioritária aos países pobres. Com a integração da China, há a possibilidade de agilidade no processo, considerando que o país oriental já está na fase avançada de testes, promete uma vacina para o próximo mês e dará prioridade de distribuição aos países em desenvolvimento.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: ricos ficaram ainda mais ricos na pandemia
Boletim Covid O Jacaré: Paraguai já treina funcionários para aplicar vacina contra o coronavírus
Boletim Covid O Jacaré: alunos da rede estadual não retornam às salas de aula neste ano
Coronavírus chega ao cérebro e cientistas ainda tentam descobrir resultados de ações
A presença do Sars-Cov-2 no tecido cerebral já foi avaliada em vários estudos e os cientistas ainda tentam descobrir os reais dados do microorganismo no órgão. Desta vez, um estudo publicado pela revista The Lancet, e conduzido pelo University Hospital Hamburg-Eppendorf aponta lesões, aumento de células e destruição de neurônios. Conforme o estudo, realizado a partir da autópsia de 43 pacientes de 51 a 94 anos, a contaminação no cérebro chega a 53% dos casos.
Anticorpos utilizados em Trump têm células embrionárias na composição
Quando a saúde do presidente norte-americano Donald Trump demonstrou rápida melhora no curso de uma infecção pelo novo coronavírus, houve quem ficasse surpreso com o resultado. O principal medicamento utilizado em Trump foi um anticorpo experimental, o REGN-COV2, produzido pela empresa Regeneron. A farmacêutica solicitou aprovação emergencial à FDA (Food and Drug American) para a produção do coquetel de anticorpos, que utiliza o tecido embrionário humano e tem apresentado resultados promissores contra o Sars-Cov-2. Ironicamente, Trump reduziu as pesquisas com as células embrionárias por alegar que incentivam o aborto.
Mulheres são menos avessas às medidas anti-covid que os homens
O resultado é de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e que aponta que, para elas fica mais fácil implantar medidas como lavar as mãos, usar máscaras e distanciar-se. Os hábitos, impostos como forma de reduzir a disseminação da covid-19 são mais difíceis de incorporar para os homens. Visivelmente, apenas 38% dos homens usam máscaras, enquanto 55% das mulheres não deixam a proteção facial. Da mesma forma, lavar as mãos e permanecer longe de grupos que não o familiar é mais difícil para os homens.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.