O Banco Mundial alertou para o retrocesso de dez anos nas condições econômicas da maioria dos países em consequência da crise gerada pela covid-19. A instabilidade levou ao questionamento de prevenção e assistência à saúde. Milhares foram jogados à pobreza extrema, especialmente mulheres e crianças. A manipulação de informações e a disseminação de notícias falsas nunca foram tão intensas.

E são esses, justamente, os fatores que, combinados, elevaram a riqueza dos bilionários do setor de tecnologia de ponta e da saúde. De acordo com o banco suíço UBS e da consultoria PwC, a riqueza combinada dos bilionários do mundo chegou a US$ 10,2 trilhões. A condição de bilionário é dividida, hoje, por exatamente 2.158 pessoas.

Veja mais:

Boletim Covid O Jacaré: Paraguai já treina funcionários para aplicar vacina contra o coronavírus

Boletim Covid O Jacaré: alunos da rede estadual não retornam às salas de aula neste ano
Boletim Covid O Jacaré: os remédios usados por Donald Trump

Disseminação difusa do Sars-Cov-2 preocupa autoridades alemãs

A Alemanha foi colocada como exemplo de combate ao novo coronavírus, com número de mortes abaixo da média dos vizinhos europeus. Entre os segredos do sucesso esteve o controle da disseminação, com o isolamento dos casos, mesmo assintomáticos. Agora, esse rastreio já não é considerado eficiente e o governo colocou diversas cidades, inclusive Berlim, sob rígidas regras de circulação. Também está em estudo a proibição de hospedagem a turistas que não se submetam a um teste de covid-19 em período inferior a 48 horas antes de embarcar para o país.

Publicação médica norte-americana rompe silêncio e condena ações do governo

O New England Journal of Medicine, uma das principais publicações médicas do mundo, publicou nesta quarta-feira um editorial assinado por todos os editores onde aponta as falhas do governo norte-americano na condução da pandemia de covid-19. O texto do editorial aponta que os norte-americanos estão morrendo sob um vácuo de liderança e afirma que a “magnitude da falha é surpreendente”.

O editorial foi publicado 20 dias antes da eleição presidencial e representa um movimento inédito de cientistas diante do posicionamento do governo dos EUA frente a covid-19. A principal crítica está na disseminação da desinformação relativa à doença, aliada à demora em tomar medidas de proteção à população. A opinião, que serve como baliza para a comunidade científica, foi inaugurada em 1812 e, desde então, escreveu apenas quatro editoriais com a presença de todos os editores, nenhum deles falava de política.

Governo boliviano vai expandir contratações de profissionais para UTIs

O objetivo é dar suporte aos hospitais para os cuidados de pacientes de covid-19. Para ter acesso, contudo, os hospitais devem justificar as contratações. Entre os critérios está a elevada taxa de ocupação hospitalar. O governo não informa por quanto tempo os funcionários extras serão bancados, mas instruiu os hospitais a respeitarem o prazo de 31 de dezembro deste ano para solicitarem pessoal.

Fazemos o boletim covid-19 porque:

Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.

Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder

Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.