As mulheres representam a maioria das infecções pelo novo-coronavírus em Mato Grosso do Sul, conforme os dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde. Dos 16.422 infectados, 51,5% são do sexo feminino e 48,3% do sexo masculino. Os dados revelam, ainda, que somente a covid-19 matou 222 pessoas até o momento no Estado.
[adrotate group=”3″]
A taxa de mortalidade da doença chegou a 8,58% e a de letalidade a 1,4%. Enquanto a quantidade de infectados e mortos pela doença aumentam, o distanciamento físico, a higienização das mãos e o uso de máscaras faciais são as únicas medidas de preventivas conhecidas para evitar a propagação do vírus da covid-19.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: Sociedade de infectologia sugere abandono urgente da cloroquina contra a covid
Boletim Covid O Jacaré: Médicos apontam os três sintomas mais comuns a 95% dos pacientes
Antes do “mini lockdown”, Capital passa Dourados em mortes e tem 13 casos de covid por hora
Idosos, diabéticos e cardíacos são principais vítimas da covid-19 no Paraguai
Os três principais fatores de risco dos paraguaios diante da covid-19 são a idade superior a 65 anos, o diabetes e as enfermidades cardíacas. A informação foi repassada pelo ministro da Saúde e Bem Estar Social, Julhio Mazzoleli, que alertou a população para a necessidade do uso da máscara facial, da higienização das mãos e do distanciamento físico. Os dados oficiais das autoridades sanitárias do Paraguai indicam 3.629 infectados pelo novo coronavírus. Vinte e nove pessoas morreram em decorrência da doença.
Itália e Reino Unido investem em centro para tratamento de doentes recuperados da covid
Assistindo à queda da quantidade de casos e tentando manter o controle sobre as mortes por covid-19, os países da Europa iniciaram uma nova fase para controle da doença por meio da instalação de centros de recuperação de doentes. Unidades modelo estão em atuação na Itália e no Reino Unido e têm como objetivo tratar as sequelas de doentes de covid-19 e compreender a ação a longo prazo do Sars-CoV-2, o coronavírus causador da doença.
Pacientes recuperados que experimentaram a forma mais grave da doença relatam fraqueza muscular e redução da capacidade respiratória mesmo meses depois de deixar o respirador artificial. Alguns efeitos ainda estão em estudo, considerando que a covid-19 é uma doença multissistêmica e pode causar danos aos pulmões, rins, fígado, cérebro, pele, sistema gastrointestinal e sistema nervoso.
Europa cada vez mais longe de um acordo de recuperação pós-covid
Líderes da comunidade europeia demonstram que a recuperação econômica pós-pandemia pode estar mais longe do que imagina a população do bloco. Neste domingo, a chanceler alemã Angela Merkel alertou que pode não haver um acordo resumido em um pacote de estímulo. Há três dias os líderes debatem sobre a recuperação, mas os países ricos estão protelando abrir o cofre.
Por isso, Markel disse, em Bruxelas, que pode não haver resultados satisfatórios a todos, países ricos e pobres. A discussão envolve um pacote de estímulo de 400 bilhões de euros, apoiados pela Alemanha e França. A Holanda, contudo, defende a redução para 155 bilhões e conta com apoio da Áustria, Suécia, Dinamarca e Finlândia. A Itália, a primeira a ter a economia duramente afetada pela pandemia, acusa a Holanda e os países apoiadores de chantagem.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.