A primeira pesquisa do Ibope no segundo turno não sinaliza um passeio para Reinaldo Azambuja (PSDB). O governador lidera o levantamento divulgado pela TV Morena, mas o juiz Odilon de Oliveira (PDT) está no limite do empate técnico. No primeiro turno, o erro do instituto foi o dobro da margem de erro informada à Justiça Eleitoral.
[adrotate group=”3″]
Considerando-se os votos totais, Reinaldo obteve 48%, contra 42% de Odilon. Como a margem de erro “oficial” é de três pontos, os dois candidatos podem estar com 45%. No melhor cenário para o tucano, a diferença pode chegar a 12 pontos, de 51% a 39%.
Veja mais:
Com credibilidade abalada no 1º turno, institutos dão vantagem de 5,6% a 14% a Reinaldo
Estratégia falha, pesquisas furam e Reinaldo enfrentará Odilon no 2º turno
Pesquisas somem e divulgadas aumentam mistério sobre resultado do 1º turno em MS
Última semana tem avalanche de pesquisas e torcida por vitória tucana no 1º turno
De acordo com o Ibope, 5% manifestaram a intenção de votar nulo ou em branco, enquanto 5% estão indecisos.
Agora, só com os votos válidos, Reinaldo tem 53%, contra 47% do pedetista. Os números são semelhantes à pesquisa do Datamax, divulgada pelo Midiamax, que apontou o tucano com 52,8%, contra 47,2% do magistrado.
No primeiro turno, abertas as urnas, a margem de erro do Ibope chegou a seis pontos percentuais. Reinaldo tinha 50% na pesquisa do Ibope, mas conquistou 44,61% dos votos. Odilon chegou a 35%, mas só obteve 31,6%.
O resultado superou a margem de erro no caso o candidato a governador Junior Mochi (MDB), que conquistou mais de 11% dos votos, mas tinha apenas 7% no Ibope. O caso do petista Humberto Amaducci também é emblemático, já que apareceu com 5% no Ibope, mas obteve 10% nas urnas.
Na primeira pesquisa do segundo turno, o Ibope apurou o potencial dos candidatos. Conforme o levantamento, 37% dos eleitores votarão com certeza em Reinaldo, enquanto 30% em Odilon. Outros 21% talvez escolham o tucano, enquanto esse índice de 18% para o juiz.
Por outro lado, a rejeição de Reinaldo é a mais alta, já que 27% dos eleitores não pretendem votar de jeito nenhum no atual governador. Por outro lado, 16% rejeitam o juiz Odilon.
Outro detalhe curioso é a alta taxa de desconhecimento do candidato juiz Odilon, 32%, enquanto o índice do atual governador é de 13%.
O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios,com margem de erro de 3% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.