A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu reverter a aprovação à gestão do petista em Campo Grande. Conforme levantamento do Paraná Pesquisas, a gestão do petista é considerada ruim ou péssimo por 51,7% dos moradores da Capital, enquanto apenas 27,8% a avaliam como ótima ou boa.
O presidente obtém os melhores índices de aprovação entre as mulheres, jovens, idosos e eleitores com nível fundamental. Já a reprovação é maior entre os homens, adultos de 25 a 44 anos e eleitores com nível superior.
Veja mais:
Pesquisa espontânea mostra que 77,8% dos eleitores da Capital não sabem em quem votar
André lidera e Rose fica em 2º; Contar bate prefeita e bolsonaristas, diz Paraná Pesquisas
Para reverter reprovação, Lula exalta “boom” econômico e quer prender quem propaga mentira
Riedel pede fim da polarização, agradece a Lula por obras e promete acabar com pobreza
Esses números são da primeira pesquisa registrada pelo Paraná Pesquisas em Campo Grande. Registrado na Justiça Eleitoral com o número MS-05358/2024, o levantamento ouviu 800 eleitores entre os dias 19 e 24 deste mês. A margem de erro é de 3,5% para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95%.
No quadro geral, conforme o Paraná Pesquisas, 27,8% avaliam a gestão de Lula como ótima, enquanto 16,5% avaliam como boa. Para 19%, a administração federal é considerada regular. Já para 8,8% é considerada ruim, enquanto 42,9% a avaliam como péssima.
O presidente obtém avaliação mais alta entre as eleitoras, com 43,3% considerando ótima/boa, enquanto 52,3% a avaliam com ruim/péssima. Entre os homens, 67,2% desaprovam a gestão de Lula, enquanto somente 30,1% a aprovam.
Por faixa etária, a juventude, que inclui a faixa etária de 16 a 24 anos, 46,2% aprovam a gestão petista, enquanto 48,4% a desaprovam. Lula também vai melhor entre os eleitores com mais de 60 anos, com 45,1% de aprovação, contra 49,91% de desaprovação.
Já na faixa intermediária, o presidente tem a desaprovação maior no grupo de 35 a 44 anos (29,% de aprovação e 68,2% de desaprovação). Na turma de 25 a 34 anos, o petista é considerado ruim ou péssimo por 67,3%, contra 29,8% que o avaliam como ótimo e bom. Entre 45 e 59 anos, 45,1% aprovam, enquanto 57,3% desaprovam a gestão federal.
Considerando-se a escolaridade, a maioria dos eleitores com ensino fundamental aprovam o petista, com 51,9% avaliando a gestão de Lula como ótima e boa, contra a desaprovação de 41,4%.
Entre os eleitores com nível médio e superior, a desaprovação chega a 64,9% e 66,1%, respectivamente. Apenas 33% do primeiro aprova o petista, enquanto o índice fica em 30,7% no segundo grupo.
A aprovação melhor entre os jovens pode ser reflexo do Programa Pé de Meia, que prevê o pagamento de uma bolsa para os estudantes do ensino médio, e o lançamento de novos institutos federais. Os idosos foram contemplados com a redução na taxa do consignado e ainda houve a antecipação do 13º, que começou a ser pago nesta quarta-feira.
Lula continua tendo dificuldade para obter a aprovação entre os homens, um problema registrado desde que Jair Bolsonaro (PL) teve mais sucesso entre eles. As mulheres reprovam o petista, mas ainda em percentual muito inferior ao registrado entre os homens.
O Paraná Pesquisas mostra que o atual presidente pode não ser um bom cabo eleitoral na Capital se não reverter os índices até o início do segundo semestre. O Governo federal tem trabalhado para conquistar o eleitor, mas as dificuldades estão sendo maiores com a manutenção da polarização política entre lulistas e bolsonaristas.