Esta semana foi marcada por dois casos envolvendo jogadores brasileiros de renome internacional condenados por violência sexual contra mulheres. Parlamentares de Mato Grosso do Sul consideraram que a justiça foi feita com a prisão de Robinho, mas demonstraram revolta com a possibilidade de liberdade de Daniel Alves, mediante pagamento de 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões).
“O preço de um estupro! Isso é aviltante, é abjeto!”, declarou Soraya Thronicke (Podemos), após a 21ª Seção do Tribunal de Justiça de Barcelona aceitar o pedido da defesa de Daniel Alves para deixá-lo em liberdade provisória. O jogador brasileiro, que cumpre prisão preventiva há 14 meses, havia sido condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro.
Veja mais:
Soraya recua e só Nelsinho está na aposentadoria especial que custa R$ 88 milhões por ano
Soraya é lançada candidata à presidência do Senado e deve repetir feito de Simone Tebet
Bolsonaristas esperneiam e maioria da bancada ignora operação contra filho de Bolsonaro
O preço de um estupro! Isso é aviltante, é abjeto! https://t.co/AAgSbscFRn
— SorayaThronicke (@SorayaThronicke) March 22, 2024
“Quanto vale o trauma de uma vítima?”, questionou a deputada federal Camila Jara (PT). “É uma pena que crimes sexuais, que geram feridas eternas, ainda possam ser precificados. Gostaríamos de uma justiça educativa”.
É uma pena que crimes sexuais, que geram feridas eternas, ainda possam ser precificados. Gostaríamos de uma justiça educativa.
— Camila Jara (@camilajarams) March 20, 2024
A ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), destacou o papel que os jogadores de futebol têm na sociedade, como modelo de conduta e inspiração para jovens.
“Os jogadores de futebol são modelos para nossa juventude e famílias. Suas condutas refletem valores importantes. Será que dinheiro pode comprar direitos sobre o corpo e a liberdade das mulheres? São esses os exemplos que queremos para nossos filhos? Boa conduta deveria ser uma pré-seleção!”, afirmou Tebet.
Os jogadores de futebol são modelos para nossa juventude e famílias. Suas condutas refletem valores importantes. Será que dinheiro pode comprar direitos sobre o corpo e a liberdade das mulheres? São esses os exemplos que queremos para nossos filhos? Boa conduta deveria ser uma…
— Simone Tebet (@simonetebetbr) March 21, 2024
Na quinta-feira (21), o cenário de impunidade se reverteu com a prisão de Robinho, após o Superior Tribunal de Justiça determinar o cumprimento da pena imposta pela Justiça italiana ao ex-atacante da Seleção pelo crime de estupro cometido em 2013.
“Justiça”, comemorou Simone Tebet.
A defesa do jogador Daniel Alves não conseguiu fazer o pagamento da fiança até sexta-feira (22) e, com isso, o ex-lateral-direito passará o fim de semana na prisão.