Jovem e estreante na Câmara dos Deputados, a deputada federal Camila Jara (PT) desbancou veteranos e foi agraciada pelo Congresso em Foco em três categorias, incluindo a de 2ª melhor do Centro-Oeste e melhor entre os deputados pelo júri especializado. No Senado, a única premiada foi Soraya Thronicke (Podemos) com três prêmios, inclusive a de melhor senadora pelo júri especializado.
Tradicional premiação no parlamento brasileiro, o Prêmio Congresso Em Foco já agraciou no passado o ex-deputado federal Fábio Trad (PSD) e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).
Veja mais:
Críticos de Bolsonaro, Simone e Fábio fazem parte pela 5ª vez dos “100 Cabeças do Congresso”
Em feito raro, MS bate estados do Centro-Oeste com dois entre os “100 Cabeças do Congresso”
Neste ano, na categoria melhores da Câmara dos Deputados, Camila foi a única de Mato Grosso do Sul a ser incluída na lista de agraciados pelo júri especializado. Com oito meses de mandato, ela desbancou veteranos, como o colega de partido, Vander Loubet, no legislativo desde 2003 e no sexto mandato, Geraldo Resende (PSDB), que voltou neste ano, e Dagoberto Nogueira (PSDB), no quarto mandato.
Cotada para disputar a prefeitura da Capital em 2024, Camila também ficou em 2º lugar como melhor deputada federal do Centro-Oeste pela internet, com 4.584 votos, só atrás de Erika Kokay (PT), do Distrito Federal, com 16.685 votos.
“Muito orgulhosa de ver nosso trabalho e luta pela conservação ambiental, pelo Pantanal e Cerrado serem reconhecidos no #premiocongressoemfoco! Obrigada a todos que votaram e fazem parte desse sonho de um mundo mais sustentável”, destacou a petista.
O júri especializado ainda escolheu a jovem deputada como a melhor na categoria clima e sustentabilidade. Camila lançou a frente em defesa do Pantanal na Câmara dos Deputados.
Soraya foi a única agraciada entre os senadores e desbancou Nelsinho Trad (PSD), no cargo desde 2019, e Tereza Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Ela foi considerada a melhor senadora pelo júri especializado.
Na votação pela internet, Soraya ficou em 10º lugar, com 12.690 votos. O primeiro lugar ficou com Fábio Contarato (PT), do Espírito Santo. Por região, a senadora ficou em primeiro lugar no Centro-Oeste.
“Sigo trabalhando focada em resultados, em transparência, em combater a corrupção e defender todas as pautas que me elegeram. Não desviei meus valores, pois eles são sagrados para mim e isso reflete no reconhecimento que tenho ganhado de todos. Sou muito grata a cada pessoa que votou, que me acompanha e me apoia. Essa é a minha maior motivação”, afirmou Soraya, ao agradecer o reconhecimento.
Ela foi candidata a presidente da República em 2022 e obteve 600 mil votos. Eleita na onda do bolsonarismo, a senadora se tornou uma das principais críticas de Bolsonaro e tem como principal desafio reconquistar a direita. Neste ano, ela trocou o União Brasil pelo Podemos.