Golpistas estão utilizando, mais uma vez, os dados da senadora Soraya Thronicke (Podemos) para aplicar golpes por aplicativos de mensagem no celular. O alerta foi divulgado pela assessoria da parlamentar nesta quinta-feira (24).
“Criminosos estão usando o número (61) 99615 8901 se passando pela senadora Soraya Thronicke para dar um golpe. Não repasse qualquer tipo de informação, contato ou dinheiro, apenas denuncie!”, pede a assessoria da senadora.
Veja mais:
Soraya acredita que Bolsonaro tomou vacina e mente para “não decepcionar asseclas”
TSE nega pedido de Bolsonaro e mantém julgamentos por abuso de poder em ações de Soraya
“Bolsonaro é, SIM, o falso Messias”, afirma Soraya, eleita na onda do bolsonarismo em 2018
Esta não é a primeira vez que bandidos usam informações da congressista para aplicar golpes em desavisados. Em novembro de 2022, Soraya teve o número do celular clonado e teriam tentado enganar a mãe da senadora, mas não conseguiram.
O estratagema atual se utiliza da foto e o nome da parlamentar, algo que tem sido comum. Um número desconhecido entra em contato pelo WhatsApp, mas a foto é de uma pessoa familiar.
A estrutura do golpe é simples e começa com o criminoso enviando uma mensagem em que diz que trocou de número, dando uma desculpa qualquer. Logo em seguida o estelionatário pede ajuda à vítima alegando que precisa fazer um pagamento, mas que está sem o aplicativo do banco no celular provisório.
Como avisa a assessoria, a vítima deve evitar repassar qualquer tipo de informação, contato ou dinheiro, e denunciar. Especialistas orientam ligar ou tentar entrar em contato por outros meios, como redes sociais, para o familiar ou conhecido que está pedindo dinheiro ou qualquer tipo de ajuda.