Com as obras empacadas, o Shopping das Moreninhas é alardeado há uma década e pode ser o primeiro da construtora paulista Ícone Costa Irota em Campo Grande. Um sonho antigo dos moradores da região, a segunda mais populosa de Campo Grande, o centro comercial conta com área reservada e vem adiando a inauguração a cada ano.
Conforme o site da empresa de São Paulo, ao longo dos últimos 48 anos, a Costa Hirota se notabilizou pela construção de prédios residenciais, comerciais e hotéis. No entanto, não há nenhum shopping no portfolio entre os 1,6 milhão de metros quadrados de área construída.
Veja mais:
Prefeita atrasa pagamento, empresa abandona obra e revitalização vira pesadelo na Calógeras
Revitalização da 14 de Julho sobe R$ 11,2 milhões e repaginada fica mais cara que o previsto
Prefeito rebate CDL e ressalta que Reviva quer evitar a falência do Centro
Centro agoniza com obra milionária: 47% das lojas fecham e 7,5 mil perdem o emprego
A construção de um shopping nas Moreninhas foi anunciada pela primeira na gestão de Nelsinho Trad (PSD) pelo então secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edil Albuquerque.
No entanto, somente em 2013, a empresa oficializou o interesse na implantação do centro comercial nas Moreninhas com o nome de Shopping Cidade Morena, ao lado do Banco do Brasil no bairro homônimo.
O projeto não saiu do papel e acabou sendo retomado há seis anos em outro local, na Avenida Gury Marques, esquina com a Avenida dos Cafezais, na região do Bairro Paulo Coelho Machado. A expectativa era dar início as obras no segundo semestre de 2017.
Primeira loja âncora do empreendimento seria o Fort Atacadista. O atacarejo do Grupo Pereira foi construído e inaugurado, mas nada da obra do Shopping das Moreninhas ter início. Os moradores voltaram a ficar animados com o outdoor anunciando o novo shopping.
Há dois anos, a construtora paulista pediu licença ambiental e anunciou que as obras teriam início em abril de 2022. No ano passado, mesmo com o projeto ainda no papel, o grupo anunciou que a comercialização de 50% dos 27.744 metros quadrados de área bruta locável. Nesta semana, o Midiamax informou que o índice chegou a 60%.
Contudo, as obras ainda não tiveram início. Só foi realizada a limpeza do terreno. A nova previsão da Íconte Costa Hirota é inaugurar o Shopping das Moreninhas em 2025. No ano passado, a previsão era o Dia das Mães de 2024. A data é a segunda mais importante para o comércio, só perde para o Natal.
Antes mesmo de sair do papel, o shopping perdeu o superintendente. Carmello Mordim acabou sendo substituído.
O Shopping das Moreninhas terá 196 lojas satélites, seis megalojas, sete âncoras, quatro semi-ancôras, três restaurantes, um cinema e 20 fast food. O estacionamento terá capacidade para 1,4 mil vagas. O centro comercial vai contar com 1,5 mil empregos diretos.
O enigma ainda é quando vai começar de fato a obra do novo empreendimento.