O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»No Divã Em Paris: A perspicácia da armadilha totalitária
    Opinião

    No Divã Em Paris: A perspicácia da armadilha totalitária

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt17/09/20223 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Mário Pinheiro, de Paris

    (*) Mário Pinheiro é jornalista pela UFMS, mestre em Sociologia da Comunicação, filósofo e doutor em Ciências Políticas ambos por Dauphine, Paris. Ele escreve aos sábados.

    É bom crer em Deus, ter em quem mostrar sua devoção, mas não dá pra se fingir de besta. O cúmulo da imbecilidade é fechar os olhos para o realismo da fome, do acúmulo inexplicável de imóveis comprados com dinheiro vivo, da violência gratuita contra comunidades indígenas e defender o aumento da propriedade privada nas mãos do latifundiário.

    Pobre não tem cova pra ser enterrado, tem terra somente sob as unhas, mas acha interessante e chique ficar do lado de quem oprime, mata índios e manda a boiada passar. Atrás da crença cega, aquela que pensa reger a família com a mulher submissa, da pobre que aceita a violência doméstica, machista, e engole o ranho sem reclamar, persiste a desigualdade e a falta de coragem.

    Veja mais:

    “O vazio católico e evangélico no Estado conservador

    “Justos dos últimos tempos” tomam casa, corrompem, matam índio e pobre, diz Pinheiro

    Filósofo defende a democracia e diz que Brasil paga caro por optar pela “idiocracia”

    Não existe família perfeita e sem problemas, é verdade, mas o mais grave é fechar os olhos com a olheira de cavalo, fingir que a armadilha totalitária, por ignorância, não os afetará. Ledo engano.

    A armadilha totalitária se mostra contra a corrupção, prega a ordem, mas espalha a desordem. Hitler se mostrou confiante, obteve apoio, ganhou as eleições democraticamente como o tal Bolsonaro, mas espalhou o mal num totalitarismo agregado às crises de sua época.

    O resultado foi a catástrofe. Quando os nazistas conquistaram o poder, a Alemanha se dividiu. O Brasil também se dividiu com a eleição do presidente brasileiro com o número do burro, o 17. A engenhosidade da técnica bolsonarista atraiu os ingênuos pelo inconformismo, pela revolta, pelo “saco cheio” da política. Agora, com estrago feito no setor da economia e no campo social, resta a violência como sua crença pragmática para encher de medo quem adere ao candidato Lula.

    Na realidade alemã, Hitler foi perdendo contato, confiança, fadado ao fracasso e a derrota, tenta queimar documentos comprometedores e suicida-se. O totalitarismo do Reich causou desgastes, assassinatos, exílios forçados, execuções sumárias, mas foi derrotado.

    Os saudosistas de Hitler se espalharam pelo mundo. Próximo das eleições presidenciais no Brasil, o presidente candidato à reeleição pontua com a milícia carioca, uma máfia formada por ex-militares, políticos, traficantes e bandidos escondidos na estampa religiosa. Ele tenta costurar o rasgo social que fez contra as mulheres por sua mais completa falta de educação grosseira, um verdadeiro boçal.

    A armadilha totalitária brasileira não pode dar certo quando milhões de brasileiros passam fome, enquanto a família no poder compra seus imóveis em dinheiro vivo, prótese peniana para os inúteis do Exército, marmelada e leite condensado de montão pra manada.

    O povo não possui o suficiente pra comprar feijão, carne e gás, muito menos pra obter uma arma como deseja o presidente. O totalitarista Bolsonaro, adepto da tortura, sempre pregou a necessidade da guerra civil, onde brasileiros se matam mutuamente.

    Tudo tem sem seu tempo e o tempo dele passou. A derrota do totalitarismo bolsonarista será um alívio, uma nova brisa, um novo amanhã de sorriso e feijão no prato do miserável.

    brasil fé e política filosofia jair bolsonaro MÁRIO PINHEIRO NO DIVÃ EM PARIS

    POSTS RELACIONADOS

    STF inicia 2º dia de interrogatórios do núcleo 1 da trama golpista; acompanhe ao vivo

    BR 10/06/20253 Mins Read

    Soraya chama bolsonarismo de “seita” e que para ser traído por Bolsonaro é “só pegar senha”

    MS 09/06/20254 Mins Read

    STF começa a ouvir nesta segunda réus do núcleo 1 da trama golpista

    BR 09/06/20253 Mins Read

    No Divã Em Paris – Gaza, na Palestina, é Auschwitz da atualidade

    Opinião 07/06/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Ex-funcionários do Consórcio relatam jornadas de 11 horas e condições desumanas de trabalho

    MS 12/06/20253 Mins Read

    Gasto com pessoal cresce R$ 447 mi, apesar de Adriane congelar salários de servidor há 3 anos

    MS 12/06/20255 Mins Read

    “Dona de zona” ganha 3 mil seguidores após se livrar de cassação por cobrar melhorias em postos

    MS 12/06/20252 Mins Read

    Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais

    BR 11/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.