A Polícia Militar prevê manifestações pacíficas e sem tumulto nesta quarta-feira (7) em Campo Grande. Cerca de 150 policiais vão participar do esquema de segurança das atividades, como o desfile para celebrar o bicentenário da Independência, Marcha para Jesus e os atos de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
“Vai ser tranquilo”, prevê o comandante de policiamento metropolitano, tenente-coronel Emerson de Almeida Vicente. No entanto, por precaução, o Batalhão de Choque vai ficar de prontidão para intervir em eventuais tumultos ao longo do dia.
Veja mais:
Marcha para Jesus pode reunir 100 mil na Capital e pastores devem defender reeleição de Bolsonaro
Direita se une a Marcha para Jesus para impulsionar manifestação de apoio a Bolsonaro no dia 7
Protesto contra o Supremo leva 40 mil pessoas às ruas da Capital, 3ª maior manifestação na história
O risco de confronto entre os movimentos de esquerda e de direita ficou menor com o cancelamento do Grito dos Excluídos, dos eventos mais tradicionais realizados após o desfile cívico-militar. De acordo com o deputado estadual Pedro Kemp (PT), para evitar confronto com os apoiadores de Bolsonaro o evento foi transferido para o próximo sábado (10).
O desfile cívico-militar deverá contar com 4 mil participantes e vai ocorrer pela primeira vez na Rua 13 de Maio. Com a revitalização, a 14 de Julho, tradicional palco do evento, ficou sem condições para sediar o evento. A solenidade começará às 9h e reunirá escolas, entidades e as Forças Armadas.
A Marcha para Jesus tem a meta de levar mais de 100 mil pessoas à Praça do Rádio, no Centro. Além dos shows de músicos e bandas evangélicas, o evento será marcado por atos em defesa da reeleição de Bolsonaro. Grupos de direita também convocaram os manifestantes para o ato no mesmo local.
Candidato a governador, o deputado estadual Capitão Contar (PRTB) convocou os apoiadores para participar de carreata, motociata, passeio ciclístico e caminhada de apoio a Bolsonaro. Os carros vão se concentrar a partir das 14h na Via Parque. Os ciclistas e motociclistas vão se reunir no estacionamento do Yotedy, na Rua Antônio Maria Coelho, e os manifestantes no comitê do candidato em frente ao Aquário do Pantanal.
A carreata deverá ir do Parque dos Poderes até o Comando Militar do Oeste, na Avenida Duque de Caxias. Já a caminhada deverá ser realizada até o Ministério Público Federal.