O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 39% e está empatado tecnicamente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 37%, segundo pesquisa do Ipec, divulgada nesta quarta-feira (31) pela TV Morena. Diferentemente dos outros levantamentos, o capitão não repete a vantagem de 2018, quando chegou a superar 65% no segundo turno.
A primeira pesquisa do instituto no Estado é diferente das demais, divulgadas pelo Instituto Ranking Brasil e Paraná Pesquisas, que dão ampla vantagem para Bolsonaro.
Veja mais:
Simone e Soraya centram fogo em Bolsonaro durante debate; presidente diz que emedebista é “uma vergonha”
Soraya aposta no mote “um imposto só” na propaganda eleitoral para sair do zero nas pesquisas
Conforme o Ipec, Bolsonaro tem 39%, contra 37% de Lula. Como a margem de erro é de 3% para mais ou menos, o presidente pode estar entre 42% e 36%, enquanto o petista oscila entre 40% e 34%.
A senadora Simone Tebet (MDB) ficou com 8%, o melhor resultado obtido pela emedebista até o momento em todas as pesquisas divulgadas no Estado e no País. Ciro Gomes (PDT) tem 4%.
Soraya Thronicke (União Brasil) não pontuou em MS, seu estado natal, conforme o Ipec, assim como os candidatos Pablo Marçal (PROS), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Roberto Jefferson (PTB).
Os brancos e nulos somam 4%, enquanto 7% estariam indecisos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com os números MS-06162/2022 e BR-06213/2022. Foram ouvidos 800 eleitores em 28 cidades de 28 a 30 de agosto deste ano.
O Ipec não divulgou o voto espontâneo e a rejeição dos candidatos.