O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»PSDB, MDB e Cidadania decidem rifar Doria e lançar Simone como candidata a presidente
    MS

    PSDB, MDB e Cidadania decidem rifar Doria e lançar Simone como candidata a presidente

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt19/05/20224 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Simone Tebet foi escolhida para ser a candidata da terceira via (Foto: Arquivo)

    Os presidentes do PSDB, MDB e Cidadania decidiram rifar a candidatura do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e lançar a senadora Simone Tebet (MDB) como candidata a presidente da República pelo grupo intitulado centro democrático. Com 1% nas pesquisas, a sul-mato-grossense será anunciada na próxima terça-feira (24) para ser o nome da terceira via e romper a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    [adrotate group=”3″]

    A opção por Simone se baseou na pesquisa qualitativa apresentada pelo Instituto Guimarães Pesquisa e Planejamento. Pela leitura apresentada pelo professor Paulo Guimarães, a emedebista tem potencial de crescimento por ter menor taxa de rejeição e baixa taxa de conhecimento do eleitorado brasileiro. Doria tem rejeição muita alta e baixo potencial de crescimento durante a campanha eleitoral.

    Veja mais:

    Com Doria quase fora do páreo, Aécio diz que Simone não é adequada para liderar 3ª via

    Simone diz que será candidata se for “escolhida” por pesquisa mesmo sem aval de Doria

    Doria acusa golpe no PSDB e ameaça ir à Justiça contra apoio a Simone Tebet

    Oficialmente, os presidentes do MDB, Baleia Rossi, do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire, não anunciaram nenhum nome. O objetivo é convencer o ex-governador paulista desistir da disputa e aderir à campanha presidencial de Simone.

    No entanto, em off, os políticos vazaram para a imprensa nacional que o nome escolhido foi o de Simone. Prefeita de Três Lagoas por dois mandatos, deputada estadual, vice-governadora na gestão de André Puccinelli (MDB) e no primeiro mandato no Senado, Simone é advogada e filha do ex-senador Ramez Tebet (MDB).

    O pai da senadora foi ministro da Integração Nacional na gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e eleito presidente do Senado após a histórica briga entre os caciques da época, o paraense Jader Barbalho (MDB) e o baiano Antônio Carlos Magalhães (PFL).

    Escolhida para ser candidata a presidente, Simone nunca passou de 2% nas pesquisas. Nas simulações feitas como candidata da terceira via, a senadora chegou a 4%, enquanto Doria teve 5% e Ciro Gomes (PDT) 10%. Disputando com o pedetista no páreo, a senadora fica com 2%, como o nome do centro democrático.

    “Nós três chegamos a um consenso, mas não somos nós quem vamos decidir. O que nós aqui acordamos é que vamos levar nossa posição, cada um a seu partido, e vamos dar tempo para o partido decidir. Fiquem tranquilos, nós chegamos a um consenso”, disse o presidente Roberto Freire, do Cidadania, sem citar o nome de Simone.

    “A pesquisa nos trouxe alguns números que são muito positivos na construção de uma unidade de uma melhor via. Primeiro, o que já foi falado: a sensação da polarização é que ela prejudica os brasileiros. Esse é um dado extremamente relevante para construção de uma alternativa mais equilibrada, mais moderada que busque responder aos problemas reais dos brasileiros”, afirmou o presidente do MDB, Baleia Rossi.

    Doria não se manifestou sobre a escolha de Simone. No sábado, em carta ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, ele deixou claro que não vai desistir da disputa e vai à Justiça para ser o candidato porque venceu as prévias tucanas. Ontem, ele postou em uma rede social que aposta no diálogo para construir uma opção.

    Caso a divisão no PSDB não termine, Freire concluiu que “aí acabou”. Ou seja, o risco é que o Cidadania troque de lado e passe a poiar Simone, enquanto o PSDB se destrua com uma guerra interna.

    Os tucanos avaliam que a candidatura de Doria compromete os candidatos do partido nos Estados. Esse é o caso de Mato Grosso do Sul, onde o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), prefere apoiar Bolsonaro a sofrer o desgaste de subir no palanque de Doria.

    Ao manter a candidatura própria, o PSDB corre o risco de perder o comando dos estados, como São Paulo e Mato Grosso do Sul. No Estado, Riedel patina em 4º lugar nas pesquisas e corre o risco de repetir Edson Giroto, um candidato técnico com amplo respaldo dos partidos, mas sem voto.

    Riedel poderá subir no palanque de Simone Tebet, já que o marido da senadora, Eduardo Rocha, trocou a reeleição como deputado estadual para ser o secretário estadual de Governo e ser o principal articular político de Reinaldo Azambuja (PSDB).

    Simone será a terceira mulher na disputa da presidência da República nas eleições deste ano. As outras são Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Bozano (PCB). Os outros candidatos são Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes, André Janones (Avante), Felipe D’Ávila (Novo), Luciano Bivar (UB) e Eyamael (DC).

    cidadania eleições 2022 joão doria mdb nome do centro democrático psdb simone tebet terceira via

    POSTS RELACIONADOS

    “Teste drive” em São Paulo, Simone deixa boa impressão em jantar com os maiores empresários

    MS 13/09/20252 Mins Read

    Lula sonda Simone para ser candidata ao Senado por São Paulo e apoio de Prerrogativas

    MS 11/09/20252 Mins Read

    Empresa sem funcionário e com sede em obra inacabada ganhou contrato milionário

    MS 10/09/20253 Mins Read

    MPE investiga 22 empresas pelo megaesquema de desvio de dinheiro público em prefeitura

    MS 09/09/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

    BR 17/09/20255 Mins Read

    Prefeito desiste de recurso para elevar salário em 94% e leva “puxão de orelha” do presidente do TJ

    MS 17/09/20254 Mins Read

    MPE abre inquérito e cobra explicações da Sesau e de Papy sobre desvios de R$ 156 mi na saúde

    MS 17/09/20253 Mins Read

    CNJ não vê ilegalidade em promoção e julga improcedente denúncia de apadrinhamento no TJ

    MS 17/09/20255 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.