O Pantanal sul-mato-grossense será destaque no horário nobre da TV Globo com a estreia da novela de Bruno Luperi, um remake do sucesso do avô, Benedito Ruy Barbosa, na TV Manchete em 1990. Com as belezas exibidas diariamente na maior emissora do País, Mato Grosso do Sul deve registrar crescimento no turismo e o Estado deve bater a marca de 1 milhão de visitantes, registrada em 2019, e que o teve interrompido por causa da pandemia da covid-19.
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“Com certeza, vai crescer com a novela”, prevê o presidente da Fundação Estadual de Turismo, Bruno Wendling. “A imagem do MS, que já vem crescendo nos últimos anos, em razão do trabalho de promoção continua que vimos fazendo, agora com a novela, que dará um destaque imenso para nosso Pantanal, sim teremos reflexo no aumento da demanda”, avalia.
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A saga de José Leôncio e Juma Marruá vai contar com um elenco de estrelas e é a principal aposta da TV Globo para recuperar a audiência no horário nobre, em queda com a reprise durante a pandemia e sucessivos fracassos na novela das nove, o carro-chefe da programação global. A emissora da família Marinho já vem comercializando a novela para vários países e as belezas sul-mato-grossenses deverão ganhar destaque também nas Europa e América Latina.
De acordo com Wendling, em 2019, último ano antes do turismo sofrer os efeitos da pandemia, Mato Grosso do Sul recebeu aproximadamente um milhão de turistas. No ano passado, houve queda de 25%, com a contabilização de 750 mil visitantes.
Contudo, o carro chefe do turismo sul-mato-grossense é Bonito, com suas águas cristalinas e grutas com belezas indescritíveis. A cidade sozinha foi responsável por 20% do turismo, com 210 mil visitantes em 2019. No ano passado, o município teve 205 mil turistas. “A perda, mesmo durante a pandemia, foi relativamente baixa, especialmente pela forte retomada do último quadrimestre onde Bonito teve o melhor fluxo dos últimos seis anos. E começou 2022 batendo recordes também nos meses de janeiro e fevereiro”, pontuou o presidente da Fundação de Turismo.
O Pantanal responde por apenas 2% do turismo em MS. De acordo com a fundação, a média anual de turismo na região, considerada patrimônio natural da humanidade, tem oscilado entre 20 mil e 25 mil turistas. “A variação não foi alta. Temos dados exatos dos barcos hotéis e taxa de ocupação das pousadas”, pontua Wendling.
A estreia de Pantanal na TV Globo deve impulsionar a visitas para conhecer uma das regiões mais sensíveis, marcada pela temporada das águas. Bruno Wendling lista os principais pontos turísticos pantaneiro, como os pontos históricos e os barcos hotéis com excelente infraestrutura em Corumbá.
“A Serra do Amolar é um lugar com paisagem incrível”, enfatiza. Os municípios de Aquidauana e Miranda contam com as pousadas pantaneiras, onde são feitos os safaris e a pesca esportiva. A novela Pantanal é gravada em Aquidauana, na fazenda de Almir Sater, e foi um dos locais onde os atores globais se confrontaram com onças, capivaras, jacarés e ariranhas.
E a Globo pode incluir as belezas naturais de MS em outra novela. O autor Walcir Carrasco cogita ter as belezas de Bonito como paisagem da sua próxima história.
Pantanal, novela de Benedito Ruy Barbosa, foi exibida de março a dezembro de 1990 na TV Manchete e incomodou a Globo ao ultrapassar a casa dos 40 pontos, mais que o dobro da audiência das novelas das nove da emissora carioca atualmente.
O autor do remake aposta no sucesso. “Para mim, o pilar central dessa adaptação é preservar a história que foi contada há 30 anos. Ela tem de ser traduzida para os dias de hoje, para os conceitos e valores de hoje. Muitas coisas nesses 30 anos ficaram para trás, mas a essência da história permanece a mesma. É sobre afeto, relações familiares, uma grande saga familiar, e fala sobre a relação do homem consigo mesmo, com o meio ambiente, com o meio onde está inserido, sobre contratos sociais”, contou Bruno Luperi.