Senador licenciado para tratar de assunto particular desde outubro do ano passado, Tasso Jereissati, um dos principais caciques do PSDB, afirmou que Simone Tebet (MDB) é o melhor nome da terceira via para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. Presidente nacional do PSDB por duas vezes, ele diz que a senadora, mesmo obtendo entre 1% e 2% nas pesquisas, tem uma alameda para crescer.
[adrotate group=”3″]
A declaração do tucano enfraquece ainda mais a candidatura do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), um dos mais rejeitados pelo eleitorado brasileiro. Em entrevista ao jornal Valor, referência em economia e negócios, Tasso vê a sul-mato-grossense com mais chances de chegar ao segundo turno do que Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (Podemos) e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
Veja mais:
Eleitores das regiões Sul e Sudeste livram Simone de ficar com 0% em nova pesquisa
Setores do MDB articulam para Doria desistir para apoiar Simone Tebet para presidente
Ainda sem empolgar o eleitor, Simone oscila entre 0% e 2% em novas pesquisas; Lula tem 44%
“O que acontece nesta eleição brasileira é que todos os candidatos estão no limite do seu crescimento, com exceção da Simone Tebet e, talvez, do Rodrigo Pacheco (PSD), mas que tem outras características. Ela tem 1% ou 2% [de intenção de votos], mas é pouco conhecida e tem rejeição mínima. Tem uma alameda onde ela pode crescer. Então é a mais viável das candidaturas”, profetizou o senador cearense.
“Eu fiquei uma tarde inteira com políticos e cientistas vendo pesquisas e discutindo cenários. Não é [uma manifestação] a favor da Simone. Se alguém já é Lula ou Bolsonaro, nem está preocupado. Não é meu caso e queria realmente que saíssemos dessa polarização”, admitiu, torcendo por um candidato, mesmo que seja um poste, desde que não seja o petista nem o atual presidente.
“O que eu avalio: a candidata com maior possibilidade de chegar ao segundo turno, na minha opinião e olhando tecnicamente, é a Simone Tebet. É a única que não tem um nível de rejeição impeditivo de crescimento. Além disso, tem um partido grande e forte, o MDB, é mulher e se destacou bastante na CPI da Covid. Fazendo essa análise, eu acho que a imprensa, os políticos, estão subestimando aquela que é a candidata com maiores chances de ir ao segundo turno. O que significa? Pode continuar tudo como está até junho. Mas há espaço para uma reviravolta”, torce.
Apesar da exposição ganha na CPI da Covid, com ampla divulgação nos jornais e emissoras de televisão, Simone segue patinando nas pesquisas, oscilando entre 1% e 2%. Na avaliação do cacique tucano, a emedebista continua sem espaço nos jornais, porque a maioria não aposta que na manutenção da sua candidatura pelo MDB.
“Vou fazer uma referência a vocês aqui e cabe a todos os outros. Boa parte dos jornais, Valor, ‘O Globo’, têm ao menos duas páginas aí sobre eleições diariamente. Mas a cobertura é concentrada hoje em Lula, Bolsonaro, claro, bastante (Sergio) Moro, mas bem abaixo dos dois, em seguida, um pouquinho do Ciro, mas a Simone é praticamente ignorada. Tem até pesquisa em que ela não entra. O que precisa? Primeiro, dar a credibilidade de que ela é candidata pra valer. Isso é papel que o MDB tem que fazer. O que eu tenho ouvido de muitas pessoas é que a Simone é ótima candidata, vocês vão dizer: ‘E o MDB vai lançar a Simone mesmo?’ É a falta de confiança de que ela é candidata pra valer do MDB. O primeiro passo é dizer que ela é candidata pra valer, até para ter o mesmo espaço na mídia que os outros têm. E ter a mesma força nas articulações que os outros candidatos têm”, avalia Jereissati.
O ex-governador do Ceará não pretende ser candidato nas eleições deste ano e defende que Doria desista em favor da senadora de MS. A declaração deve jogar mais gasolina na crise interna do PSDB, que corre o risco de lançar nenhum candidato a presidente pela primeira vez desde a redemocratização.
3 Comentários
Pingback: Senadora segue em 1% e caciques do MDB já articulam para tirar Simone para apoiar Lula - O Jacaré
Pingback: Com a “benção” de Michel Temer, Simone racha o PSDB e busca apoio do governador do RS - O Jacaré
Pingback: Aposta para salvar 3ª via, Simone patina e fica entre 0,5% e 1% em novas pesquisas - O Jacaré