O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Juíza deve aceitar denúncia de Reinaldo contra vereador que o chamou de “corrupto”, diz MPE
    MS

    Juíza deve aceitar denúncia de Reinaldo contra vereador que o chamou de “corrupto”, diz MPE

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt09/08/20214 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Tiago e Reinaldo devem se encontrar pela primeira vez, já que MPE propõe audiência de conciliação (Foto: Arquivo/Midiamax)

    O promotor Marcelo Ely manifestou-se a favor do recebimento da queixa-crime do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) contra o vereador Tiago Vargas (PSD). O tucano quer a punição do parlamentar por tê-lo chamado de “bandido”, “corrupto” e “bandido”. O parecer pela procedência da denúncia foi protocolado nesta segunda-feira (9).

    [adrotate group=”3″]

    O Ministério Público Estadual manifestou-se a pedido da juíza Eucelia Moreira Cassal, da 3ª Vara Criminal de Campo Grande. Conforme a promotoria, o governador tem legitimidade para ingressar com a ação pelos crimes de injúria, calúnia e difamação.

    Veja mais:

    Desembargador nega liminar a Reinaldo para tirar do ar vídeo com críticas de vereador

    Reinaldo vai ao TJ para tirar vídeo no qual o vereador o chama de “bandido” e “corrupto”

    Reinaldo atropela imunidade, mas juiz nega liminar, pela 2ª vez, para retirar vídeo de vereador

    Juiz cita “inviolabilidade” de vereador e nega liminar para tirar vídeo com críticas a Reinaldo

    Em ação, Reinaldo quer remover vídeo e cobra R$ 50 mil de vereador por calúnia e difamação

    Reinaldo se sentiu ofendido por ter sido criticado em vídeo postado nas redes sociais no dia 2 de julho deste ano. Tiago critica a realização de blitz de trânsito no período diurno apesar da grave crise econômica causada pela pandemia. Na sua opinião, muitos trabalhadores não conseguiram quitar o IPVA e o licenciamento dos veículos porque estão desempregados ou tiveram queda na renda.

    Para o vereador, a blitz para pegar bandido deveria ser realizada à noite. Ex-policial civil demitido por Reinaldo em julho do ano passado, ele xingou o tucano. Sem citar a denúncia feita contra o governador pelo Ministério Público Federal no Superior Tribunal de Justiça por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro pelo recebimento de R$ 67,791 milhões em propinas da JBS, ele também falou que Reinaldo é o “maior bandido de Mato Grosso do Sul”.

    O governador ingressou com pedido de tutela de urgência para retirar o vídeo do ar e obrigar Tiago a se retratar por 30 dias consecutivos nas redes sociais. No entanto, o pedido de liminar foi negado pelo juiz Maurício Petrauski, da 9ª Vara Cível, e pelo desembargador Marcelo Câmara Rasslan, do Tribunal de Justiça. Eles pontuaram para o risco de censura, considerado crime pela Constituição. O magistrado de primeiro grau ainda citou a imunidade parlamentar do vereador.

    Em outra frente, o tucano denunciou o parlamentar por calúnia, injúria e difamação. “Assim, adotando o entendimento da Súmula n° 714 do STF, a qual dispõe que é concorrente a legitimidade do ofendido, mediante queixa, e do Ministério Público, condicionada à representação do ofendido, para a persecução penal por crime contra a honra de servidor público em razão do exercício de suas funções, entende este subscritor ser o querelante parte legítima para compor o polo ativo da demanda”, afirmou Marcelo Ely, sobre a legalidade da queixa-crime feita por Reinaldo Azambuja.

    “Nos termos do artigo 41 do Código de Processo Penal, também se verificam o preenchimento das formalidades legais, eis que foram expostos os fatos criminosos, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do querelado, a classificação dos crimes, sendo apontado ainda que ‘ação penal exercida está instruída com robustas provas materiais dos delitos imputados e de sua autoria, dispensa-se a oitiva de testemunhas e requer-se que seja deferido prazo para disponibilização diretamente em cartório/juízo, por meio de CD-R/DVD-R, de mídia contendo o conteúdo divulgado pelo requerido em suas redes sociais’”, pontuou.

    O promotor sinalizou que vai opinar contra a imunidade parlamentar de Vargas e reforçar a defesa do governador. “A Tiago Henrique Vargas, vereador nesta cidade de Campo Grande/MS, é imputada a autoria dos crimes, portanto, parte legítima para figurar no pólo passivo da queixa, valendo salientar que não há previsão acerca da prerrogativa de função a vereador na Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul de 05 de Outubro de 1989”, destacou. Ou seja, na opinião de Ely, não há respaldo constitucional de que o vereador tem imunidade para criticar o governador.

    O promotor ainda se manifestou pela realização de audiência de conciliação. Caso não haja acordo, ele opinou pelo recebimento da denúncia criminal contra Tiago Vargas.

    3ª vara criminal ação penal 980 corrupto e bandido promotor marcelo ely queixa-crime do governador de ms reinaldo azambuja tiagio vargas

    POSTS RELACIONADOS

    Soraya pode trocar o Podemos pelo PSDB e ser a candidata ao Governo de MS

    MS 11/07/20252 Mins Read

    André Patrola falta a interrogatório e juíza remarca julgamento sobre prostituição pela 3ª vez

    MS 04/07/20252 Mins Read

    Reinaldo admite abandonar PSDB e se filiar ao PL de olho no apoio dos seguidores de Bolsonaro

    MS 28/06/20253 Mins Read

    Contar quer disputar o Senado e vai brigar pelos votos na direita com Giani, Nelsinho e Reinaldo

    MS 25/06/20253 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Carlão tenta justiça gratuita, tem liminar de Divoncir e ganha dinheiro com venda de tratores

    MS 13/07/20254 Mins Read

    Jornalista formada pela UFMS constrói ponte literária ao traduzir poetiza vítima do Holocausto

    Livro 13/07/20254 Mins Read

    MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

    BR 12/07/20252 Mins Read

    Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero

    BR 12/07/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.