O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Vinicius e nome do PT devem acirrar disputa pela sucessão de Reinaldo em 2022
    MS

    Vinicius e nome do PT devem acirrar disputa pela sucessão de Reinaldo em 2022

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt04/05/20214 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Vinicius Siqueira trocou o PSL pelo PROS e pode disputar o Governo em 2022 (Foto: Arquivo)

    Mais dois nomes devem surgir na disputa do Governo do Estado em 2022. Candidato a prefeito da Capital no ano passado, o ex-vereador Vinicius Siqueira deixou o PSL e pode disputar a sucessão de Reinaldo Azambuja (PSDB) pelo PROS. Já o PT ensaia uma rebelião interna contra acordo defendido pelo ex-governador Zeca do PT e não quebrar a tradição de lançar candidato próprio, iniciada desde a volta do voto direto para governador em 1982.

    [adrotate group=”3″]

    O cenário para 2022 começa a ficar definido com as pré-candidaturas da senadora Soraya Thronicke (PSL), do secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e do senador Nelsinho Trad (PSD).

    Veja mais:

    Por Lula, PT cogita apoiar Nelsinho ou candidato do PSDB ao Governo em MS, segundo Zeca

    André e Rose lideram 1ª pesquisa para o Governo em eleição sem favoritos em 2022

    O MDB já decidiu que terá candidato próprio. No entanto, a sigla ainda segue em dúvida entre André Puccinelli e a senadora Simone Tebet. Liderança com maior projeção e principal estrela do partido, o ex-governador tem como principal obstáculo as denúncias de corrupção na Operação Lama Asfáltica. Dificilmente, Puccinelli será condenado em primeira e segunda instância antes de outubro de 2022. Isso significa que continuará com a ficha limpa e elegível.

    Simone está no final do mandato de senadora e pode trocar a reeleição, considerada difícil dependendo do cenário, para se projetar visando o futuro, como ser candidata a prefeita de Campo Grande em 2024.

    O atual cenário de 2022 ainda é aberto e sem nenhum favorito. Riedel aposta na máquina do Governo para chegar ao segundo turno e quebrar o tabu de nenhum partido ter emplacado três governos sucessivos em Mato Grosso do Sul. Além das denúncias de corrupção contra a gestão de Reinaldo Azambuja, o tucano ainda vai enfrentar o desgaste do aumento da carga tributária e da crise causada pela pandemia da covid-19.

    O novo nome na disputa é do ex-vereador Vinicius Siqueira. No ano passado, na disputa da Prefeitura de Campo Grande, ele ficou em 4º lugar, contabilizando-se os votos do procurador Sérgio Harfouche (Avante). Apesar da disputa interna no partido, patrocinada pelo deputado federal Loester Trutis, o ex-vereador teve uma votação expressiva e atraiu a atenção do PROS. O partido lhe deu a presidência no Estado e carta branca para comandar as negociações visando a sucessão estadual.

    Outro nome pode surgir do PT, que não digeriu bem a sugestão de Zeca de apoiar Nelsinho Trad ou o candidato do PSDB em troca de um palanque forte para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado. O médico Ronaldo Costa avalia que o partido tem nomes expressivos, inclusive o próprio Zeca, o deputado estadual Pedro Kemp (PT), que ficou em 3º na disputa da prefeitura da Capital, o ex-vice-governador Egon Krakhecke e o ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci.

    Na avaliação de Costa, que também foi citado como um dos pré-candidatos a governado pelo Campo Grande, o PT não pode ficar sem lançar candidato a governador no primeiro turno. Desde 1982, quando a população voltou a escolher os governadores, a sigla lança candidato próprio ao Governo do Estado.

    A ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina (DEM), também pode disputar o Governo, mas ela sempre aparece mais cotada ao Senado em aliança com o PSDB. No caso, faria dobradinha com Eduardo Riedel.

    Nelsinho Trad vem articulando nos bastidores para disputar o Governo pela segunda vez. Em 2014, ainda no MDB, ele ficou em 3º na disputa polarizada entre Reinaldo Azambuja e Delcídio do Amaral, pelo PT. Caso o senador não consiga viabilizar, o PSD ainda conta com a possibilidade de lançar o prefeito Marquinhos Trad, reeleito no primeiro turno no ano passado.

    No ano passado, Marquinhos repetiu a dobradinha com Adriane Lopes (Patri) como sinalização de que não pretendia deixar a prefeitura no meio do mandato. Uma das hipóteses é concluir as obras já lançadas, como o Reviva Centro 2, os corredores do transporte coletivo e a revitalização da Avenida Ernesto Geisel para ganhar musculatura na disputa do Governo em 2026.

    O cenário ainda é confuso, principalmente com a falta de definição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele deverá contar com um candidato competitivo no Estado assim que definir o seu destino para disputar a reeleição em 2022.

    Outra incógnita é a candidatura da deputada federal Rose Modesto, de malas prontas para trocar o PSDB pelo Podemos em 2022. Caso se confirme, ela poderá enfrentar o candidato tucano para tentar suceder Reinaldo.

    Harfouche também poderá disputar o Governo em 2022 caso resolve o imbróglio que o tirou da disputa da prefeitura no ano passado.

    Médico Ronaldo Costa defende candidato próprio do PT e aliança só no segundo turno (Foto: Arquivo)

    André Puccinelli eduardo riedel eleições 2022 pedro kemp ronaldo costa simone tebet soraya thronicke viniciius siqueira zeca do pt

    POSTS RELACIONADOS

    Após economia com corte de gastos, Riedel antecipa pagamento de 13º do funcionalismo

    MS 12/09/20252 Mins Read

    Fim histórico a era de golpes no Brasil e nem Trump salvou Bolsonaro, dia de festa na esquerda

    MS 12/09/20254 Mins Read

    Lula sonda Simone para ser candidata ao Senado por São Paulo e apoio de Prerrogativas

    MS 11/09/20252 Mins Read

    Zeca do PT descarta disputar o governo e defende chapa com sua esposa Gilda e Fábio Trad

    MS 10/09/20252 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Famoso por explorar miséria e assistencialismo, Tatá detona gás de graça para 159 mil famílias

    MS 13/09/20253 Mins Read

    Após rejeitar ação contra poderosos, Justiça quer bloquear contas de 10 mil devedores de IPTU

    MS 13/09/20252 Mins Read

    Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

    BR 13/09/20253 Mins Read

    Trama golpista: STM diz que perda de patentes depende de ação do MP

    BR 13/09/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.