MS

Apenas Simone assina CPI para investigar ações do Governo no combate à pandemia

Simone defende investigação urgente das ações de Bolsonaro no combate à covid-19 (Foto: Arquivo/Senado)

A senadora Simone Tebet (MDB) é a única representante de Mato Grosso do Sul que assinou o requerimento para criar a CPI da Covid-19 no Senado. A investigação para apurar falhas do Governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no combate à pandemia teve 30 assinaturas, mas a instalação depende do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM).

Os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (PSL) são contra a abertura da CPI no atual momento da pandemia, com mais de 300 mil mortes e batendo recordes diários no Brasil.

Veja mais:

Marquinhos antecipa feriados e fecha tudo na Capital por uma semana para conter pandemia

Lockdown volta a ser apontado como única saída para conter pandemia na Capital

Três senadores de MS assinam pedido de socorro ao mundo para conter a covid-19 no Brasil

“Não teremos vacinas suficientes e a tempo para acabar com essa carnificina. Não temos leitos, não temos UTI, não temos oxigênio, não temos insumo, não temos medicamentos para intubar os nossos pacientes. Está faltando caixão. Só não pode faltar ação, sensibilidade do Congresso Nacional”, ressaltou a emedebista, que passou a adotar um discurso mais contundente em relação ao Governo.

Ciente da gravidade da situação, já que vem recebendo relatos da linha de frente de hospitais sobre o grande número de pessoas intubadas e a falta de insumos e medicamentos, Soraya lamentou que algumas pessoas neguem a gravidade da covid-19.

“Eu rogo ao nosso presidente Jair Bolsonaro. Estamos aqui à disposição para ajudar. O Parlamento só tem ajudado. Nós temos votado com rapidez. Nós somos muitos e nós estamos todos — direita, esquerda, centro — unidos por um ideal, que é tirar, conseguir resgatar os brasileiros que estão com o pé na cova”, afirmou a senadora, conforme a Agência Senado.

“Estamos cumprindo com obstinação nosso papel no Congresso Nacional no enfrentamento à Covid-19. Ainda assim, se o Congresso entender que devemos investigar essa questão instalando uma CPI da Covid-19, defendo que governadores e prefeitos sejam chamados para serem ouvidos, uma vez que eles são os ordenadores de despesa, ou seja, são os responsáveis diretos pelos gastos”, defendeu Soraya, de acordo com o Correio do Estado.

Nelsinho Trad também não assinou a CPI da Covid. “Nesse caso, o questionamento é muito genérico e amplo, ou seja, não existe algo específico e isso é um caminho tortuoso a ser percorrido. Hoje, o País precisa de união, para que possamos agilizar a imunização do nosso povo, articulando um processo de compra das vacinas. Uma CPI não faz a vacina chegar no braço de ninguém, muito pelo contrário, pode polarizar o debate, dificultando ainda mais o diálogo entre os entes federativos”, justificou-se o senador.

“Falta ao Ministério da Saúde uma tomada de posição mais clara e tomar à frente das ações de combate à pandemia. No entanto, o que vemos hoje é que cada ente federativo tem tomado suas estratégias de combate à pandemia”, afirmou Nelsinho.

Um dos principais problemas no Brasil ainda é a vacinação contra a covid-19. A maioria absoluta das doses aplicadas foi garantida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, que produziu em parceria com a China.

Compartilhar
Publicado por
Edivaldo Bitencourt

Posts recentes

  • MS

Mandetta patina e Simone tem 0,7% para presidente; instituto testa potencial de senadora

Na primeira pesquisa nacional, Simone ficou com menos de 1% no cenário mais provável (Foto:… Ler mais

29/07/2021
  • MS

PF investiga movimentação atípica de R$ 4 mi de Polaco e assombra outros alvos da Vostok

Depoimento de Polaco ocorreu na tarde de ontem na PF em Campo Grande (Foto: Leonardo… Ler mais

29/07/2021
  • MS

MPE não vê novas provas e opina pela manutenção de oito anos de prisão de Gilmar Olarte

Ex-prefeito da Capital está preso desde maio e tenta anular sentença, mas MPE diz que… Ler mais

29/07/2021
  • MS

De olho na presidência, Mandetta imita Lula e fará tour pelo Nordeste em agosto

Mandetta vai fazer tour pelos estados do Nordeste em busca de viabilidade para disputar a… Ler mais

28/07/2021
  • MS

Grupo americano entra na luta contra construtora da casa de Giroto por contrato do Aquário

Contrato milionário do Aquário para na Justiça e mantém ameaça de travar obra emblemática e… Ler mais

28/07/2021
  • MS

Após TJ livrar juiz por falta de quórum, CNJ vai investigar Aldo por venda de sentença

Corregedora-nacional de Justiça, ministra Maria Thereza, não concordou com decisão do TJ e abriu procedimento… Ler mais

28/07/2021

This website uses cookies.