O Governo de Mato Grosso do Sul ainda não definiu as medidas que serão adotadas para evitar a proliferação da covid-19 durante o feriado de Carnaval. Pela manhã alguns sites noticiaram que o ponto facultativo seria cancelado. No entanto, o Governo divulgou nota oficial desmentindo a informação. E a folga no reinado do Momo segue indefinida.

Ainda segundo a nota, o comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) avaliaria medidas sanitárias para o período. Mato Grosso do Sul já contabilizou 2.871 mortos oficialmente em decorrência da covid-19, que infectou 158.340 pessoas no Estado.

Veja mais:

Variante do vírus de Manaus pode causar “megaepidemia” em 60 dias, prevê Mandetta

Para expor fura fila, Sisem pede à Justiça publicação nominal de vacinados contra covid-19

Boletim Covid-19: já somos jacarés, só nos falta a vacina para derrotar a pandemia

Idosos acima de 80 anos devem ser vacinados a partir dessa sexta-feira

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) orientou os municípios a iniciarem amanhã a vacina dos idosos com idade acima de 80 anos. As informações são da assessoria de imprensa do órgão. A partir da orientação, as secretarias devem receber 10,2 mil doses da vacina contra a covid-19, que serão suficientes para vacinar 20% dos cerca de 51 mil idosos residentes em Mato Grosso do Sul.

Polícia italiana investiga conduta de Cristiano Ronaldo por violação de quarentena na Itália

O atacante português viajou para os Alpes para comemorar o aniversário de 27 anos da namorada Georgina Rodriguez e, agora, será alvo de uma investigação policial. Cristiano Ronaldo e Georgina foram para a região de Piemonte e, empolgada, ela publicou vídeos nas redes sociais, apagando-os em seguida. Várias regiões da Itália estão sob vigilância por conta da covid-19. A multa para o jogador é considerada mais educativa que, de fato, uma perda financeira, já que está estipulada em US$ 485, e serviria para demonstrar que qualquer pessoa deve respeitar as regras de confinamento. Essa não é a primeira vez que o atleta desconsidera as medidas para conter a disseminação da doença. No ano passado, ele viajou para Portugal e foi diagnosticado com a covid-19.

Comissão alemã desaprova vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos

O parecer é da Comissão Permanente de Vacinação, que apontou não haver dados suficientes para a aplicação da vacina a pessoas na faixa etária superior a 65 anos. Em comunicado publicado nesta quinta-feira, indicaram que a vacina é eficiente para pessoas com idade de 18 a 64 anos. Não foram apontadas restrições de idade para as demais vacinas utilizadas em larga escala pela comunidade europeia, como a BioNTech/Pfizer e a Moderna.

Fazemos o boletim covid-19 porque:

Em dezembro de 2019, as autoridades chinesas informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.

Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder

Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o  e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.