Os resultados indicam que a vacina, embora esteja acima do limite estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), está abaixo de outros imunizantes desenvolvidos contra a covid-19. O limite da OMS é de 50%. A coronavac, produzida pela Sinovac Biotech e pelo Instituto Butantan está entre os produtos admitidos para uso do plano de vacinação brasileiro. Agora, a utilização depende de aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que recebeu no dia 8 de janeiro o pedido para uso emergencial do produto.
[adrotate group=”3″]
Taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI para tratar a covid-19 se mantêm acima de 90%
Mato Grosso do Sul registrou a marca de 2.609 mortes em decorrência das complicações pela covid-19 nesta quarta-feira. No mesmo dia, 647 pessoas estão internadas e 298 necessitam de tratamento intensivo em leitos de UTI.
Veja mais:
Após “vale da sombra da morte”, pastor cita bíblia para defender medidas contra covid-19
Início de ano dramático: nove na fila por UTI na Santa Casa e recorde de mortes por covid-19
Boletim Covid – O Jacaré: Mortes por covid-19 em MS superam três países mais populosos
A maioria é tratada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que tem 94% dos leitos de UTI adultos ocupados, mesma situação de 33% dos pediátricos. A ocupação acima dos 90% já dura semanas, como resultado das elevadas taxas de contágio. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 146.146 pessoas já foram infectadas pela covid-19 no Estado.
China volta a identificar aumento de casos de covid e, por isso, vai testar mais e estender quarentenas
As quarentenas na China passarão a ser de 21 dias como forma de evitar o contágio da população. A medida foi adotada depois que várias cidades voltaram a apresentar aumento da quantidade de casos de covid-19, a maioria de viajantes que regressaram ao país. O governo também decidiu aumentar a rotina de testes, que permanece para toda a população de forma periódica.
OMS reúne cientistas de 124 países para discutir a covid-19
As variantes do Sars-CoV-2 foram alvo de atenção por um grupo de 1.750 cientistas de todo o mundo que abordaram os muitos aspectos da pandemia de covid-19, que já dura mais de um ano. Na reunião, ocorrida na terça-feira, dia 12, também foram abordados os modelos matemáticos para calcular a extensão da doença, diagnóstico, gestão clínica e vacinas. Para os cientistas que discutem as mutações do vírus, é preciso apressar os esforços de controle, considerando que modificações são naturais neste tipo de microrganismos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as mutações já identificadas demonstram maior contágio, mas não piora de sintomas.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.