A informação é do diretor do instituto, Dimas Covas, e foi adiantada pelo UOL. De acordo com o diretor, o Butantan vai receber as vacinas prontas e, até o fim do mês, chega a matéria-prima para a produção. São 600 litros de matéria-prima e, em janeiro de 2021 haverá 46 milhões de doses do produto prontas para aplicação, disse Covas. A distribuição, contudo, depende de aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
[adrotate group=”3″]
OMS alerta, novamente, para aumento de infecções por covid na Europa e América
Os continentes americano e europeu estão com os sistemas de saúde em ponto de rompimento, alertou a diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Em comunicado à imprensa, o diretor afirmou que “os países estão deixando o vírus correr sem controle e estão brincando com fogo”. Disse, ainda, que haverá “mais mortes e sofrimentos desnecessários”, que “profissionais de saúde estão enfrentando pressão extrema de saúde mental” e os sistemas de saúde dos países estão “gravemente sobrecarregados”. Juntos, os dois continentes são responsáveis por 70% de todas as mortes por covid-19 e 77% dos casos registrados na segunda-feira, 16. Foram 679.201 mortes e 344.459 infecções.
Eficiência do enxaguante bucal contra a covid ganha mais pesquisas
O uso do produto foi colocado como uma opção por pesquisadores de universidades norte-americana contra a propagação do novo coronavírus na região bucal. Agora, uma pesquisa da Cardiff University, localizada no País de Gales, revela que o produto por matar o Sars-Cov-2 em 30 segundos. Para que tenha eficiência, a composição do enxaguante deve incluir 0,07% de cloreto de cetilpiridínio. Por enquanto, o achado é considerado promissor, havendo a defesa de que seja incluído no rol das recomendações já aplicadas para evitar o vírus, como lavar as mãos e usar máscaras.
Veja mais:
Deputado por 9 mandatos e favorito na disputa de Naviraí, Onevan morre de covid-19
Boletim Covid O Jacaré: Queimadas no Pantanal agravam quadro da pandemia
Boletim Covid O Jacaré: AstraZeneca quer vacinar em larga escala até o fim do ano
Redes sociais são, cada vez mais, meios de desinformação contra vacinas anti-covid
Mato Grosso do Sul mantém internados 254 pacientes de covid-19
Os dados são da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e indicam, ainda, o registro de 854 novos casos da doença na segunda-feira, 16. A maioria dos casos, 538 foi registrada em Campo Grande. O município de Dourados ficou em segundo lugar, com 100 casos. Apesar da quantidade de novas confirmações, o Estado mantém a oferta de leitos em unidades de tratamento intensivo. Em Campo Grande, 78% dos 252 leitos de UTI estão ocupados por pacientes de covid, e a lotação total (considerando outros agravos de saúde) chega a 78%. Já em Dourados, os pacientes de covid-19 recebem atendimento em 16% dos 106 leitos totais de alta complexidade. A lotação total das UTI’s douradenses é de 70%.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.