Uma disputa eleitoral acirrada não acontece somente em uma grande cidade. Uma prova disso foi a eleição que escolheu aquele que administrará o município com a menor número de habitantes no Estado. Figueirão, com 3.059 moradores, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contou com quatro candidatos na corrida pela vaga da chefia do executivo municipal, que foram atrás dos votos de perto de 2.467 eleitores.
[adrotate group=”3″]
O vencedor dessa verdadeira maratona política foi Juvenal Consolaro (PTB), mais conhecido como Professor Juvenal, que pela terceira vez se candidatou ao cargo. Obteve 882 votos, totalizando 42%. O adversário que mais se aproximou dele em número de votos foi o vereador Nabhan, com 583 votos, que está no terceiro mandato na Câmara dos vereadores. Também concorreram Ildo Furtado (PSDB) e Mariana Barbosa (MDB).
“Foi uma eleição que a gente foi ganhando aos poucos. Foi tudo muito disputado. Não foi nada fácil”, comenta o vencedor. Com a posse no próximo ano, ele já sabe qual será o maior desafio: tornar as estradas da região realmente trafegáveis em vários trechos. “Atualmente, as condições das estradas não ajudam os fazendeiros nos transporte do gado, muito menos quem trabalha com gesso, calcário. Ainda tem o caso dos estudantes que precisam de condução, muitas vezes, são quatro hora pra ir à escola e quatro pra voltar, tudo por causa das condições péssimas das estradas”, explica.
Situada a cerca de 265 Km de Campo Grande, a cidade somente foi emancipada em 2003 e conta com orçamento de R$ 27,577 milhões.
Veja também:
Campeão de votos, policial demitido por Reinaldo puxa renovação de 17 vagas na Câmara
Dono de patrimônio equivalente à receita da cidade, Nildo Alves é reeleito em Anastácio
Maior surpresa da eleição, Alan Guedes vence em Dourados e desbanca chapão de Barbosinha
Fábrica de escândalos, Marcelo Iunes conquista 42,65% dos votos é reeleito em Corumbá