O alerta é da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e abrange, além dos municípios do Pantanal, os da Amazônia. Nos dois biomas há queimadas recordes e que podem pressionar a estrutura hospitalar tanto da alta complexidade, como da atenção básica. O elevado número de queimadas pode levar ao aumento das internações por problemas respiratórios em até 30%, na comparação com as áreas não atingidas. As pessoas mais vulneráveis são crianças e idosos. Mato Grosso do Sul está entre os estados apontados pela Fiocruz para atenção por apresentar elevado número de internados por covid-19 e não ter apresentado solução plausível para reduzir a quantidade de queimadas.
[adrotate group=”3″]
MS tem 208 pessoas internadas por covid-19 e registrou 29 mortes pela doença em dois dias
Os dados são da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que já contabiliza 1.674 óbitos pela doença desde o início do ano em Mato Grosso do Sul. Hoje, conforme nota da assessoria de imprensa da SES, há 208 pessoas internadas em tratamento das complicações decorrentes da infecção pelo Sars-Cov-2. Entre os pacientes, 71 estão na rede pública e 35 a rede privada. Já foram oficialmente confirmados 86.428 casos de covid-19 no Estado.
Leia também:
Boletim Covid O Jacaré: AstraZeneca quer vacinar em larga escala até o fim do ano
Boletim Covid O Jacaré: Ultrapassando 10 milhões de casos, Europa tenta evitar o caos
Boletim Covid O Jacaré: carência de vitamina D é comum em países onde o coronavírus é agressivo
Boletim Covid O Jacaré: 44 vacinas contra covid já passaram a fase dois do teste
SP inicia obras para produção de 100 mil doses ao ano de vacina anti-covid
A fábrica deve ficar pronta em dez meses e conta com recursos da iniciativas privada. O custo do projeto é de R$ 160 milhões, dos quais já foram arrecadados R$ 130 milhões. O recurso é suficiente para concretizar a edificação, de 160 mil metros quadrados. A vacina está na fase final de testes, que chegaram ser interrompidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas foram retomados. As primeiras 20 mil doses devem chegar em novembro.
Vacina da Pfizer deve refrigerada e transportada a – 72º C para ter eficácia
A temperatura é um dos principais desafios para a eficiência da vacina, cujo resultado chega a 90% de sucesso, segundo o fabricante. Após a comemoração dos resultados sobre a vacina, o questionamento está sobre como oferecer a infraestrutura necessária para a distribuição e armazenamento, que devem permanecer em temperatura inferior a – 72º C. Nem todos os países têm condições de oferecer tão específica logística e isso será mais um diferencial entre nações ricas e pobres. A expectativa é de que a vacina chegue em março de 2021 ao Brasil, que ainda não tem rede estruturada em todos os municípios para a aplicação do produto, que deve ocorrer em duas doses.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.