O governo chinês quer mais empresas na iniciativa COVAX, da ONU, e que tem como objetivo o acesso universal à vacina. O programa COVAX é integrado por 184 países, entre eles o Brasil, além de empresas como a Fundação Bill e Melinda Gates.
[adrotate group=”3″]
O programa prevê, ainda, produção, distribuição de vacinas e facilidade para o tratamento da covid-19. Hoje, segundo a OMS, há 44 vacinas que já passaram a fase dois de testes de eficiência para a imunização contra a covid-19.
Veja mais:
Bolsonaro choca e causa espanto com veto à compra de 46 milhões de doses de vacina da China
Boletim Covid O Jacaré: China garante vacina contra covid-19 aos países pobres
Boletim Covid O Jacaré: ricos ficaram ainda mais ricos na pandemia
Boletim Covid O Jacaré: edição especial
OMS e Wikipedia atuam para a distribuição de informações confiáveis sobre a covid
O acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) foi celebrado com a Fundação Wikimedia, que é a fundação controladora da Wikipédia. A colaboração visa a veiculação de informações confiáveis sobre saúde pública com a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike. Desinformações sobre a covid-19 estão entre os principais obstáculos para as ações preventivas à doença.
Notícias falsas, além de evitar a prevenção recomendada pela OMS, têm sido colocadas como fonte de desestabilidade social. Agora, com artigos licenciados, 250 mil editores da Wikipedia terão acesso um banco de imagens e recursos multimídia gratuitos. O conteúdo será traduzido em 175 idiomas. As informações incorretas são apontadas no infodêmico, um indicador que aponta notícias e vídeos falsos.
Covid volta a sobrecarregar os sistemas de saúde de vários países europeus
França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Grécia precisaram recuar na abertura para tentar barrar a onda de infecções por covid-19 que volta a pressionar os sistemas de saúde. Na França, 41 mil casos foram registrados em 24 horas, o que é considerado recorde desde o início do registro de infecções pela doença. O governo francês impôs toque de recolher na tentativa de prevenir um novo fechamento total do país.
A Espanha também decretou toque de recolher em Granada e o governo português em todo o país a partir desta quarta-feira. Em Portugal as restrição dura até o dia 3 de novembro e, até lá, a circulação entre as cidades só será permitida para tratamento médico, trabalho e ensino. Estão sob toque de recolher as cidades gregas de Atenas e Tessalônica, após o aumento de casos. A medida é estudada também para avaliada pelo governo alemão. A situação permanece em alerta ainda na Rússia, Bélgica, Suécia e no Reino Unido.
Saúde do Paraguai libera mais fiéis em templos religiosos
O ministro da Saúde e Bem Estar Social, Julio Mazzolini, anunciou a ampliação da participação de fiéis em templos religiosos. A medida integra o protocolo de retomada da normalidade no país, que enfrentou rígida quantena. Conforme a assessoria de imprensa do ministério, serão permitidas até 100 pessoas em espaços fechados e 150 ao ar livre. Também serão retomadas as aulas para os estudantes do terceiro ano, que estavam no ensino remoto.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.