Sem condições de manter a quarentena total, o Paraguai poderá sucumbir diante das infecções pelo novo Sars-Cov-2. As autoridades sanitárias locais alertam para o pior período já vivido até o momento pelo povo paraguaio, com aumento de contágio e mortes para as próximas quatro semanas.
[adrotate group=”3″]
No país foram registradas 10.606 infecções e 471 mortes em decorrência da covid-19. O governo paraguaio decretou alerta em consonância com as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), proibiu trânsito sem justificativa e fechou as fronteiras.
Veja mais:
Alvo de correntes diárias de oração, apóstolo da El Shaddai morre em decorrência da covid-19
Boletim Covid O Jacaré: MS registra 38.393 contaminações pelo novo coronavírus
Com mais 14 mortes, MS supera quatro estados e números da Austrália, Paraguai e Venezuela
A justificativa era o frágil sistema de saúde que não poderia ficar abarrotado de pacientes. Agora, o temor é que a resistência, vencida, resulte nos atendimentos, que não serão garantidos aos doentes por covid-19.
Casas noturnas na Itália permanecerão fechadas indefinidamente
As medidas do Ministério da Saúde da Itália para a retomada da atividade no país ainda descartam a reativação das casas noturnas. A decisão foi baseada na necessidade de manter a saúde da população, considerando que a quantidade de casos de covid-19 voltou a aumentar após remissão registrada desde maio. Uma reunião para avaliar a situação do setor de casas noturnas foi marcada para 9 de setembro, mas não há indicativo de retomada do trabalho para o setor.
Carga viral em crianças e adolescentes é o novo desafio para cientistas
A elevada tolerância de crianças e adolescentes ao Sars-Cov-2 era, até pouco tempo, uma das constatações comuns dos cientistas que analisam a ação do vírus no corpo. O consenso era de que pessoas com imunidade menor, com doenças pregressas ou mais velhas, teriam mais chances de sucumbir perante a infecção.
As constatações mudaram após o vírus também apresentar eficiência contra o organismo de pessoas jovens, sem doenças. Agora, a preocupação é com as crianças. Cientistas norte-americanos apontam que a carga viral nas crianças menores de 5 anos é preocupante não só por conta da transmissão, mas pela potencial ameaça ao organismo dos pequenos doentes.
EUA enfrentam centenas de surtos de coronavírus em escolas
A retomada das aulas em apenas um dos estados, a Geórgia, teve que ser repensada porque 1,6 mil estudantes e funcionários entraram em quarentena após testarem positivo para o novo coronavírus. Exposições ao vírus também foram registradas em larga escala nos estados de Mississippi, Tennessee e Nebraska e forçaram a retomada das aulas on-line. Os estados também estão realizando aulas híbridas, com parte da comunidade indo às escolas e a outra sendo acompanhada desde casa.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.