Vinte e duas das 71 pessoas que morreram em decorrência da covid-19 em Mato Grosso do Sul nem eram consideradas idosas e estavam com menos de 60 anos. É o que demonstra o boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde divulgado neste sábado.
[adrotate group=”3″]
Entre os mortos, 11,2% tinham menos de 50 anos. Também morreram quatro pessoas com idade inferior a 35 anos, uma delas tinha 27 e as demais 29 e duas 32 anos de idade. Os dados só confirmam o que já vem sendo colocado por gestores de saúde e cientistas que avaliam o comportamento do Sars-CoV-2 no organismo. Não existe um grupo de risco específico, o novo coronavírus pode prejudicar e vencer qualquer organismo, independente da faixa etária. As mortes de pessoas mais velhas ou com doenças associadas pode ocorrer com maior facilidade em decorrência da debilidade do organismo, mas isto também não é uma regra.
Veja mais:
Pandemia bate recorde na Capital e Saúde confirma mais cinco mortes pela covid-19 em MS
Boletim Covid O Jacaré: dos mortos por coronavírus em MS, 12% não tinham outra doença
Boletim Covid O Jacaré: economia brasileira vai encolher 9,1% em 2020, prevê FMI
Número de casos cresce 363% e Capital deverá adotar lockdown em julho contra pandemia
CTI pediátrico do HU interrompe atendimento após casos de covid
Novos pacientes não serão admitidos por 14 dias no serviço de saúde por conta do registro de casos de covid-19 entre profissionais e um paciente do local. A interrupção temporária do atendimento foi informada em ofício assinado pelo superintendente do hospital, Cláudio César da Silva. O atendimento aos pacientes que já estavam no CTI vai continuar, mas haverá redução da equipe para evitar novas infecções pelo vírus. o HU não é referência para o atendimento da covid-19 em Campo Grande.
Estudantes da rede estadual terão aulas remotas até o fim de julho
O Governo do Estado prorrogou o sistema de aulas a distância como forma de conter a disseminação do Sars-CoV-2. O retorno ainda não está previsto e as secretarias de Educação e Saúde estudam os protocolos adequados para garantir a saúde dos estudantes e trabalhadores. Entre as medidas há a certeza do uso de máscaras e álcool em gel.
Maioria dos casos de covid-19 no Paraguai foi registrada no sistema prisional
A maioria dos casos de covid-19 no Paraguai é registrada no sistema penitenciário. A informação é da secretaria de Saúde local, que processou 1.590 amostras e registrou 142 positivas. Todos os detentos e funcionários que tiveram o teste positivo para Sars-CoV-2 foram isolados.
Duas pessoas estão em tratamento intensivo. O Paraguai registrou 15 mortes por coronavírus desde que foi declarada a pandemia, em março deste ano.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
O Boletim Covid-19 O Jacaré tem como objetivo ajudar a compreender a extensão da emergência sanitária no Brasil e no mundo. Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19.
Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.