Com a confirmação de 33 novos casos, o município de Dourados passou a contar com 339 casos e assumiu a liderança da pandemia da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (2), mesmo dia em que sua base eleitoral se transformou no epicentro do coronavírus, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez apelo dramático para que o sul-mato-grossense não faça opção pela morte, ao ignorar as medidas de prevenção da doença.
[adrotate group=”3″]
Durante a live de hoje, Resende fez um longo apelo aos sul-mato-grossenses. “Espero que Mato Grosso do Sul não faça opção pela morte”, afirmou, detalhando o sofrimento causado pela Covid-19, que inclui até dois meses na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para alguns pacientes.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: por que há menos mortes entre os asiáticos?
Em um mês, coronavírus chega a 50 cidades e número de casos cresce 500% em MS
Boletim Covid O Jacaré: Paraguai adota quarentena inteligente para manter pandemia sob controle
O Jacaré divulgará boletins diários com resumo e as principais novidades sobre a Covid-19
O boletim confirmou 78 novos casos no Estado, elevando o número total de casos de 1.568 para 1.646. O número de óbitos permanece em 20. Por outro lado, o número de internados segue em elevação, com 65 pessoas, sendo 14 em leitos de UTI.
Pela primeira vez, Dourados teve 33 novos casos e ultrapassou Campo Grande ao contabilizar 339 casos da Covid-19. Com uma população quatro vezes maior, a Capital tem 317 doentes. O terceiro lugar segue com Guia Lopes da Laguna, que confirmou mais quatro e passou a ter 234 infectados.
Vicentina, outra pequena cidade abatida pela pandemia, registrou mais 13 casos nas últimas 24 horas e passou a contar com 39 pacientes. Rio Brilhante teve mais quatro, passando a contar com 58 casos.
A preocupação de Geraldo é com a baixa taxa de isolamento social, em torno de 37% em Mato Grosso do Sul. A situação não é diferente em Dourados, onde apenas 40% da população vem seguindo a recomendação das autoridades e adotando o distanciamento social.
De acordo com a secretária-adjunta estadual de Saúde, Christinne Maymone, 44 dos 65 internados no Estado estão em Dourados. O município responde por 66% dos pacientes infectados pela Covid-19 internados no Estado.
Em decorrência do avanço da pandemia no interior, com dois surtos, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), anunciou que vai fechar novamente o Terminal Rodoviário da Capital. O fechamento será por 30 dias a partir de sexta-feira. O embarque e desembarque de passageiros já foi suspenso na cidade por entre 24 de março e 25 de abril deste ano.
Marquinhos também manteve o toque de recolher da meia-noite até às 5h por mais 30 dias na Capital. Com a medida, o prefeito tenta manter a situação sob controle em Campo Grande, onde foram confirmadas 317 casos e sete óbitos pela Covid-19.