Sem cumprir a determinação da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), a CCR MS Via manteve o faturamento com pedágio no ano passado, que só teve redução de 1%. Conforme balanço publicado nesta sexta-feira (6), a concessionária reduziu em 82% o investimento na BR-163 e viu o lucro despencar 495% em 2019.
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Conforme o relatório, a receita da companhia foi de R$ 291,394 milhões no ano passado, o que significa redução de 28,6% em relação a 2018, quando o faturamento chegou a R$ 408,8 milhões. A empresa fechou o ano com prejuízo de R$ 55,048 milhões, contra lucro de R$ 13,903 milhões no ano anterior.
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O usuário da rodovia não foi só prejudicado com a redução no investimento. A empresa não cumpriu a determinação da agência para reduzir a tarifa do pedágio em 53,94% em novembro do ano passado. Graças à Justiça Federal do Distrito Federal, a MS Via manteve praticamente intacta a arrecadação com a cobrança de pedágio.
A empresa registrou redução de apenas 0,8% na receita com a cobrança nas noves praças instaladas ao longo da BR-163. De acordo com os auditores, “foi possível identificar uma perda de 1,16 milhões de eixos nas commodities do agronegócio quando comparado com 2018”.
A redução não foi maior porque 2018 teve a greve dos caminhoneiros. Em 2019, a receita com pedágio sofreu impacto da quebra da safra de soja em Mato Grosso do Sul e a utilização do Arco Norte da ferrovia. Os fertilizantes encaminhados ao Mato Grosso deixaram a BR-163 para serem enviados por trem, conforme dados da Rumo Malha Norte.
No geral, o número de veículos que pagaram pedágio teve redução de 1%, de 44,616 milhões para 44,171 milhões.
Veja a concessionária em números
Receita | |
2018 | R$ 408,8 milhões |
2019 | R$ 291,3 milhões |
Receita com Pedágio | |
2018 | R$ 293,6 milhões |
2019 | R$ 291,3 milhões |
Dívida | |
2018 | R$ 826,029 milhões |
2019 | R$ 839,376 milhões |
Investimentos | |
2018 | R$ 146,6 milhões |
2019 | R$ 26,4 milhões |
Fonte: CCR MS Via |
Mesmo sem cumprir o contrato de concessão, que previa a duplicação total da estrada em cinco anos, a CCR MS Via pretende participar da nova licitação da BR-163, que deverá ser lançada pelo Governo federal até o final de 2021.
A empresa já anunciou disposição de devolução amigável da concessão e os estudos para definir o valor da indenização devem ser concluídos em seis meses. A MS Via estima que foram investidos R$ 1,7 bilhão ao longo dos últimos cinco anos em Mato Grosso do Sul.
Além do interesse de continuar administrando a BR-163 até a nova concessão, mas mediante a manutenção dos atuais valores da tarifa de pedágio, a CCR tem interesse em participar da relicitação. No entanto, a empresa espera mudanças no novo contrato, como a não obrigatoriedade de duplicar toda a extensão da rodovia e prazo maior para realizar os investimentos em melhoria.