O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Campo Grande»Na ofensiva contra Uber e sem pagar R$ 42 mi em ISS, empresas vão manter ônibus velhos
    Campo Grande

    Na ofensiva contra Uber e sem pagar R$ 42 mi em ISS, empresas vão manter ônibus velhos

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt03/05/20195 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Ônibus quebrado vira rotina na Capital com frota velha: transporte coletivo recua no tempo e piora (Foto: Arquivo/Correio do Estado)

    Na ofensiva para barrar o transporte de passageiros por aplicativos e sem pagar imposto até 2022, o Consórcio Guaicurus vai manter ônibus velhos e sucateados no transporte de passageiros em Campo Grande. Na estratégia para manter o lucro fácil a custa dos pobres, que possuem outra opção de locomoção, as empresas não querem cumprir o contrato de concessão, renovado às pressas em 2012, último ano da gestão de Nelsinho Trad (PSD).

    [adrotate group=”3″]

    Viação Cidade Morena, Jaguar, São Francisco e Campo Grande não têm do que reclamar do município. Até 2022, o grupo deverá ficar livre de pagar R$ 42 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviços) e ainda teve o direito de elevar o preço da passagem do transporte coletivo para R$ 3,95.

    Veja mais:
    Contra desgaste de buracos e taxa do lixo, Marquinhos aposta em “programa eterno”
    Apesar de ônibus ruim, empresas ganham R$ 35 milhões em isenção fiscal
    Marquinhos ignora queda no diesel e dá mais um presente às empresas de ônibus
    Isenção milionária não beneficia usuário e tarifa de ônibus sobe para R$ 3,70
    Em meio à gritaria, juiz suspende exigências absurdas que encareciam Uber na Capital
    MPE quer anular decreto que encarece Uber, favorece máfia e viola privacidade de passageiros

    Só que não basta cobrar uma das maiores tarifas do País. Os veículos usados no transporte de passageiros são velhos, acima da idade mínima prevista em contrato. De acordo com a Agereg (Agência Municipal de Regulação), 48 carros estão velhos e precisam ser substituídos imediatamente. O ônibus articulado pode ter 15 anos, enquanto os demais, 10 anos.

    A idade média da frota deveria ser de cinco anos, mas a atual já está em 6,76 anos. Não é por nada que passou a fazer parte da rotina da cidade ônibus do transporte coletivo parado no meio da rua após sofrer pane ou estar quebrado.

    Nesta sexta-feira, o diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende, admitiu que a determinação da agência não será cumprida. As empresas não vão comprar ônibus novos. Pelo contrário, o grupo pressiona o prefeito Marquinhos Trad (PSD), que prometeu modernizar o serviço na campanha de 2016, a estender a idade dos veículos.

    Adeus ao lucro fácil: empresários querem dificultar Uber para deixar passageiro sem opção ao transporte coletivo caro e com carros velhos (Foto: Arquivo)

    O sonho do consórcio é elevar a idade média da frota de cinco para 14 anos, como ocorreu em Porto Alegre, conforme o diretor. “A questão é financeira. Nesse documento que nós apresentamos pedindo reequilíbrio, lá tem alguma parte que estabelece de fazer um levantamento e ver qual a condição financeira que o Consórcio tem, quantos ônibus pode comprar em quanto tempo, diante do atual quadro, porque nós perdemos muitos passageiros pagantes e aí por várias razões, pela crise, pelos aplicativos, no Brasil inteiro isso está acontecendo. Porto Alegre, por exemplo, na semana passada editou um decreto ampliando a idade máxima da frota para 14 anos, acredito que a situação seja a mesma nossa”, justificou, conforme o Campo Grande News.

    Pelo desejo das empresas, a Capital pode recuar no tempo e ter transporte coletivo ruim como era antigamente no Paraguai. O serviço vem melhorando no país vizinho, enquanto apresenta piora no Brasil.

    Para obrigar o trabalhador usar o transporte coletivo, considerado precário, ruim e lotado, as empresas fazem lobby para dificultar a vida dos aplicativos, como Uber. O principal aliado é o município, que só não impôs limitações ao transporte por aplicativo graças à sentença do juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

    O magistrado considerou ilegal  a imposição de regras e limitações para os aplicativos por meio de decretos. As regras podem ser definidas por meio de lei e com aval dos vereadores, que podem sofrer desgaste e ter uma reeleição difícil em 2020.

    Sem o Uber, com táxi caro e o risco do mototáxi, o morador pode ficar sem opção e ser obrigado a pagar caro para usar o transporte coletivo velho. Este é o plano do consórcio para manter o lucro, deixar o cidadão sem opção de transporte.

    A multa de R$ 2,7 milhões surpreendeu as empresas, já que a agência vinha postergando o problema desde a posse do atual presidente, Vinícius Leite, em janeiro de 2017. Ele esperou a chegada de novos ônibus para refazer a avaliação da frota e evitar a aplicação da multa.

    Além da multa, o município avalia pedido para permitir a continuidade dos ônibus velhos em circulação.

    Segundo Rezende, houve redução de 8% no número de passageiros em decorrência dos aplicativos e da crise (qual?). A situação só vai melhorar se o usuário for colocado em primeiro lugar, antes do lucro das empresas.

    aplicativos vinícius leite

    POSTS RELACIONADOS

    Tema Livre – Impactos Tecnológicos: Vício em aplicativos e jogos

    Opinião 14/02/20253 Mins Read

    Críticas ganham a rua e prefeito aplica “moratória” de 90 dias para “Lei do Uber”

    Campo Grande 14/01/20203 Mins Read

    Marquinhos apela a valor do diesel de janeiro de 2016 para não reduzir tarifa de ônibus

    Campo Grande 08/06/20186 Mins Read

    4 Comentários

    1. Pingback: Prefeitura abre dois processos, vê quebra de contrato e deve multar Consórcio Guaicurus – O Jacaré

    2. Pingback: Truculência da Guarda expõe falhas do transporte coletivo e ônibus deveria ficar sem reajuste – O Jacaré

    3. Pingback: Câmara rejeita “pacote” contra corrupção: Salineiro reage, diz ter “vergonha” e rasga projetos – O Jacaré

    4. Pingback: Sete anos depois, MPE vai apurar fraude em licitação de R$ 3,4 bi que beneficiou Guaicurus – O Jacaré

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais

    BR 11/06/20253 Mins Read

    Desembargador nega HC e Claudinho Serra vai continuar preso por desvios em Sidrolândia

    MS 11/06/20252 Mins Read

    Na era da IA, qualidade não chega com 5G e falhas na telefonia e caladão castigam MS

    MS 11/06/20253 Mins Read

    TCU aprova com ressalvas contas do governo Lula de 2024

    BR 11/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.