O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Ruralistas festejam com vinho e Tereza vira “Musa do Veneno”; artistas condenam projeto
    MS

    Ruralistas festejam com vinho e Tereza vira “Musa do Veneno”; artistas condenam projeto

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt26/06/20184 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

     

    Depois do pit bull do Eduardo Cunha, bancada sul-mato-grossense tem outro destaque nacional, sem vergonha de defender suas propostas, a Musa do Veneno (Foto: Arquivo/Folhapress)

    Os ruralistas festejaram com bacalhau e vinho a aprovação do projeto que moderniza a legislação de agrotóxico no Brasil. Celebrada pela articulação, a deputada federal Tereza Cristina (DEM) incorporou o apelido “Musa do Veneno” e causou a ira de artistas regionais e nacionais, que se juntaram aos ambientalistas, a oposição e especialistas em saúde para criticar o “PL do Veneno”.

    [adrotate group=”3″]

    Considerado retrocesso no País, que já teria um dos maiores índices de veneno em produtos agropecuários do mundo, a proposta foi aprovada na comissão especial e segue para votação no plenário da Câmara e no Senado.

    Veja mais:
    “Musa do PL do Veneno”: até Caetano adere à campanha de ambientalistas contra deputada de MS

    Repetindo a estratégia de Carlos Marun (MDB), Tereza não está preocupada com a repercussão do projeto na sociedade. O importante é o objetivo, no caso, aprovar novo marco regulatório na questão dos agrotóxicos.

    A proposta não causou a ira apenas do músico Caeteno Veloso, que aderiu ao movimento contra a democrata sul-mato-grossense. “Musa do Veneno. Ela é nossa. É do MS. É pop”, postou o artista Vitor Hugo Samúdio.

    “Vergonha MS! Depois do Marun, agora temos a Musa do Veneno”, lamentou o poeta Emmanuel Marinho. “Não. Não. Não. Chega de Veneno”, protestou a diretora de teatro Lu Bigatão.

    A presidente em exercício da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), Sueli Veiga, também recorreu à rede social para deixar o repúdio. “Combinou Musa do Veneno… do agrotóxico, do pesticida”, afirmou a sindicalista.

    Caso a proposta seja aprovada, a denominação de agrotóxico passa a ser pesticida. A PL do Veneno cria rito sumário para aprovação de novos agrotóxicos e passa a função para o Ministério da Agricultura.

    O projeto é suicida, digamos assim. Caso o Governo não aprove o novo veneno em dois anos, o Governo fica obrigado a conceder o registro provisório, independente das consequências que isso possa causar na população.

    O Ministério Público Federal e técnicos da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) condenam a mudança, porque acham que pode elevar o percentual de agrotóxico na alimentação.

    Comandada por Tereza Cristina, a bancada ruralista considera a mudança fundamental para modernizar o setor, considerado defasado, e permitir a chegada de produtos mais modernos.

    A festa ocorreu em um dos restaurantes mais tradicionais e caros de Brasília. O jornal Folha de São Paulo acompanhou a comemoração, regada a muito vinho e com bacalhau. Cerca de 40 pessoas participaram da festa e, no que foi considerado um deboche para muitos, aprovaram o apelido de Tereza: “Musa do Veneno”.

    A deputada sul-mato-grossense está ciente de que a luta não está ganha. “Nós ganhamos a batalha, mas ainda temos uma guerra”, disse, segundo o jornal paulista.

    Por meio da assessoria, o deputado carioca Chico Alencar (PSOL) protestou contra a celebração. “Em um restaurante chique à beira do lago Paranoá, os ruralistas comemoraram a aprovação do #PLdoVeneno com vinho, bacalhau e uma pitada de ironia. O deboche não tem limites. Que absurdo!”, postou o parlamentar, no Facebook.

    Caetano Veloso criticou a estratégia da deputada sul-mato-grossense, presidente da comissão, que realizou sessão quase secreta após o protesto do Greenpeace. “Absurdo! De portas fechadas, comissão aprova PL do Veneno. O projeto segue para o plenário. A PRESSÃO CONTINUA”, postou no Instagram.

    Caetano Veloso condenou aprovação de projeto e mantém mobilização contra PL do Veneno, defendido por Tereza Cristina

    A polêmica com os ambientalistas, especialistas e pesquisadores não intimida nem os deputados em busca da reeleição. Geraldo Resende (PSDB) votou a favor do projeto e defendeu a mudança no marco regulatório dos agrotóxicos.

    Assim como Tereza Cristina, ele já tinha virado às costas para o clamor público e votado a favor da reforma trabalhista e duas vezes para livrar o presidente Michel Temer (MDB) de ser julgado pelos crimes de corrupção, obstrução da Justiça e de chefiar organização criminosa.

    Como foram eleitos e deverão disputar a reeleição em outubro, a sociedade terá a oportunidade de dizer, na urna, se essa turma lhe representa ou não?

    Poeta Emmanuel Marinho se juntou ao protesto dos artistas e comparou Tereza Cristina a Carlos Marun (Foto: Reprodução/Facebook)

    bancada ruralista caeteano veloso carlos marun dem geraldo resende MS musa do veneno novo marco para agrotóxico poeta emmanuel marinho protesto tereza cristina vitor hugo samúdio

    POSTS RELACIONADOS

    Rodolfo ataca Marina durante sabatina: “rastro de destruição” e “radicalismo ideológico”

    MS 02/07/20252 Mins Read

    Governo ia elevar impostos só dos mais ricos, diz Camila; bolsonaristas celebram derrota de Lula

    MS 26/06/20254 Mins Read

    Seis deputados federais votam para derrubar aumento do IOF; só Vander e Camila são contra

    MS 26/06/20252 Mins Read

    Camila culpa Centrão por conta de luz mais cara e diz que Lula impedirá aumento

    MS 24/06/20252 Mins Read

    1 comentário

    1. Pingback: Empresários ligados aos agrotóxicos fazem doações para “Musa do Veneno” – O Jacaré

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Em debate sobre orçamento, Salineiro vai para cima de manifestante e é contido por vereadores

    Campo Grande 03/07/20253 Mins Read

    PF vai investigar empresas que não repassam redução dos combustíveis

    BR 03/07/20251 Min Read

    Secretaria da Mulher da Câmara aciona corregedoria após novos insultos a Marina

    BR 03/07/20253 Mins Read

    Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional

    BR 03/07/20257 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.