Nesta terça-feira, 13 de fevereiro, O Jacaré completa um ano no ar. Apesar das limitações, foi um período de construção, com troca de ideias e um dos poucos espaços a acompanhar fatos políticos importantes, mas ignorados pelos meios de comunicação sul-mato-grossense.
A primeira grande polêmica foi o investimento de R$ 66,8 mil do chefe do Ministério Público Estadual, o procurador Paulo Cezar dos Passos, na reforma do seu banheiro. O gasto para humanizar o local em meio a maior crise brasileira causou indignação e o levou a cancelar a obra.
No Facebook
8.161
curtidas
8.348
seguidores
386 mil
o alcance da matéria mais lida
Atualmente, Passos é candidato único para o cargo de procurador-geral de Justiça e deverá ser reconduzido para o segundo mandato.
O Jacaré foi o único a revelar a determinação do juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, diretor do Foro, para recolher os telefones celulares dos copeiros e faxineiros do Fórum de Campo Grande. O objetivo era evitar o acesso ao aplicativo WhatsApp no horário de expediente.
Para felicidade dos funcionários, o magistrado reconheceu o excesso de zelo e suspendeu a medida arbitrária.
O blog acompanhou desde o início e divulgou todos os detalhes das delações premiadas feitas pela Odebrecht e JBS, que causaram tsunami político ao envolver os principais nomes das eleições deste ano.
A maior repercussão foi a notícia da morte do empresário Eduardo Chramosta, 37 anos, em acidente automobilístico dois dias após a publicação da delação da JBS. Ele morreu por asfixia e sem fraturas no corpo, aumentando o mistério da capotagem trágica.
Aliás, O Jacaré continua sendo o único a divulgar o andamento das denúncias, que envolvem o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), e o ex-governador André Puccinelli (MDB), acusados pelos delatores de terem recebido R$ 150 milhões em propinas da JBS.
Ao comparar os gastos do Governo e os resultados, como dados de violência e corte em programas de áreas essenciais, o site desagradou o tucano, que ingressou, no mês passado, com 16 interpelações judiciais.
O Jacaré acompanhou desde o início a prisão do empresário Breno Fernando Solon Borges, 38 anos, filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, em 8 de abril do ano passado.
Foi o primeiro a revelar as manobras para tirá-lo da cadeia em julho, quando a magistrada o interditou devido ao transtorno de personalidade Bordeline. Também continua mostrando os outros processos, como o porte ilegal de arma e de integrar organização criminosa.
O Jacaré foi o primeiro a mostrar a indignação da população de Campo Grande com o aumento abusivo na taxa do lixo. Depois de defendê-la até o último minuto, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) acabou interrompendo as férias para suspender a cobrança e, agora, considera o principal erro deste início de gestão.
Nestes 365 dias houve erro, que reconhecemos e pedimos desculpas. O caso notório foi a nomeação do investigador da Policia Civil, Eduardo Juliace de Araújo, para ser assessor do vereador Ayrton de Araújo (PT),mas o blog pisou na bola ao colocá-lo na CPI do Táxi. O policial é herdeiro de família dono de frota de táxi na Capital.
O desafio é encontrar um novo olhar sobre os fatos, não deixar de divulgar a notícia e contribuir, mesmo que de forma pequena e simples, com a construção de um espaço melhor para se viver.
E o conhecimento é o principal caminho, sem escolher lado, sem ser dono da verdade.