Categoria: Opinião (page 1 of 10)

Político digno jamais usaria família e religião para ludibriar e se esconder, afirma filósofo

No artigo “Moral e racionalismo”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro critica políticos que usam a religião e a família para se ludibriar a sociedade e se esconder atrás da estampa moral que não possui. Sem citar nominalmente, ele faz duras críticas à atuação do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ler mais

Advogada orienta pais sobre como fiscalizar e cobrar reajuste justo nas mensalidades escolares

No artigo “Direitos do consumidor em relação ao preço das mensalidades escolares: educação para a liberdade”, a advogada Giselle Marques orienta estudantes e pais sobre como fiscalizar o reajuste das mensalidades escolares. Ex-superintendente do Procon, ela lembra que a legislação assegura um reajuste justo e impede abusos na correção anual.

Ler mais

Em artigo, filósofo analisa os avanços e críticas aos estudos psiquiátricos de Freud

No artigo “Freud e as controvérsias”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro analisa as teorias e contradições apontadas por outros estudiosos, como Michel Onfray, nas conclusões do famoso psiquiatra. “Seu método, à época, foi altamente criticado, mas aceito por se tratar de esclarecer e trazer à superfície fatos marcantes da infância”, pontua.

Ler mais

Jornalista fala sobre angústia, a paisagem linda coberta de neve e o filósofo dinamarquês

No artigo “Kierkegaard e o conceito de angústia”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro fala sobre a angústia, fé e o outro lado das belas paisagens cobertas de neve. “Tudo isso muda a personalidade do cidadão que parte ao trabalho quando o cenário está escuro, passa o dia sob o céu cinza, nuvens baixas, como se a terra se confundisse com o caos sobre a cabeça, e quando retorna da labuta, a noite não faz diferença e o abraça”, diz.

Ler mais

Para economista, empresário inteligente acredita na magia do 13º salário e sabe tirar proveito

No artigo “Empresário inteligente acredita na magia do décimo terceiro”, o economista e ensaísta Albertino Ribeiro analisa o impacto do pagamento do abono natalino, que eleva as vendas, os lucros e os empregos no fim de ano. O 13º salário deverá injetar R$ 232,6 bilhões na economia brasileira neste mês, conforme previsão o DIEESE.

Ler mais

Além de agradecer, Natal é para se indignar com a miséria e ser mais solidário, diz advogada

No artigo “Então, é Natal!, a advogada Giselle Marques destaca que quem está vivo, tem motivos para agradecer porque não está entras as 616 mil pessoas que morreram em decorrência da pandemia. “Por isso, há muito o que comemorar. Em especial, o dom da vida. E essa gratidão pode ser expressa por um sentimento, um estado de espírito que resulte em boas ações, análise criteriosa do tempo que passou e planos alvissareiros para o futuro”, diz.

Ler mais

Filósofo aborda a teoria do eterno retorno de Nietzsche para analisar a moral e valores

No artigo “Ilusão ou realidade, o eterno retorno”, o filósofo e jornalista Mário Pinheiro fala sobre a ideia do eterno retorno, apresentada por Friedrich Nietzsche como fruto de uma revelação repentina. “O filósofo alemão formula crítica radical das hipóteses genealógicas, erradas do positivismo, que admite o fato da fundação de uma moral submissa aos valores herdados de outros”, diz.

Ler mais

Indústria tem alma e reage para mostrar que também é pop como o agronegócio, elogia economista

No artigo “A indústria lembrou-se que é um sistema vivo que possui alma”, o ensaísta e economista Albertino Ribeiro elogia a iniciativa das entidades industriais para mostrar que o setor é pop como o agronegócio. Após registrar queda pelo 5º mês consecutivo, o setor tenta reagir e mostrar que é estratégico para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do País.

Ler mais

Ao analisar política industrial, ensaísta diz que militares agiam como “comunistas” na ditadura

No “Se Pinochet era de esquerda, então os militares brasileiros eram comunistas”, o economista e ensaísta Albertino Ribeiro analisa a política industrial brasileira durante a ditadura militar. Como os generais apostavam no protagonismo estatal, com a criação de 274 empresas estatais, eles agiram como os políticos de esquerda, que defendem maior intervenção estatal para impulsionar a economia.

Ler mais

Democracia não é perfeita, mas tem qualidades que não existem na ditadura, diz jornalista

No artigo “A democracia e o autoritarismo”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro destaca que a verdade é a primeira vítima na ditadura militar. Além de não combater à corrupção, o sistema não permite, como na democracia, a transparência, a fiscalização dos recursos públicos e o combate à corrupção. Tudo é proibido em nome da segurança nacional e da proteção aos governantes.

Ler mais
« Older posts

© 2022 O Jacaré

Site desenvolvido por Fernando DiasUp ↑