Categoria: Opinião (page 1 of 8)

Para denunciar que há racismo no Brasil, filósofo lembra caso nos EUA que inspirou Sartre

No artigo “A puta respeitada e o racismo no Brasil”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro aborda o racismo no Brasil. Para ilustrar, ele relembra o caso de racismo vivenciado por Jean-Paul Sartre nos Estados no século passado e que serviu de base para um grande romance.

Ler mais

Economista vê uma luz no fim do túnel com o “capitalismo evoluído da Magazine Luíza”

No artigo “O capitalismo evoluído da Magazine Luíza”, o economista e ensaísta Albertino Ribeiro elogia a postura empresarial do grupo liderado pela empresária Luiza Trajano. “Podemos observar, que essa forma equilibrada de enxergar o mundo dos negócios é algo que está no DNA da família Trajano. Coerente com uma visão progressista e responsável, a empresa ganhou protagonismo ao realizar um processo seletivo de Trainee só para negros, visando a alta gerência da empresa”, pontuou.

Ler mais

Ao lembrar o maior escândalo impune no Brasil, jornalista diz que burguesia controla o crime

No artigo “A burguesia controla o crime organizado”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro relembro o “Escândalo Banestado”, como ficou conhecido o envio de fortuna por meio das contas CC5 para o exterior por políticos corruptos, criminosos do colarinho branco e narcotraficantes. Apesar de uma extensa lista, ninguém foi punido em um dos maiores escândalos dos anos 90.

Ler mais

Filósofo aborda a crise existencial do eleitor brasileiro diante da inflação e crise econômica

No artigo ““A obscenidade da luz no existencialismo”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro faz reflexão sobre o impacto na vida da pessoa ter consciência da sua realidade. “Existir é bom, mas saber quem é e o que faz nesta terra de passagem é melhor. Não se pode fugir de si mesmo e inventar veredas e atalhos que não mostram respostas”, pontua, ao abordar a situação do brasileiro, que se confronta com o aumento dos preços dos alimentos, do gás, dos combustíveis, da energia, menos do salário.

Ler mais

Em artigo sobre ideologia, filósofo faz análise e crítica contundente ao papel da igreja

No artigo “Conceitos de ideologia e alienação social e religiosa”, o filósofo e jornalista Mário Pinheiro faz profunda análise da ideologia e do uso da religião como dominação social da população. Ele relembra os estudos de Destrut Tracy, Louis Althusser, Antonio Gramsci e Marx para fazer dura crítica a parte da direita brasileira.

Ler mais

Ensaísta questiona: não seria melhor Inteligência Artificial no lugar de André Mendonça no STF

No artigo “André Mendonça no STF: não seria melhor uma inteligência Artificial?”, o ensaísta e economista Albertino Ribeiro fala da importância do juiz ter compaixão e não se deixar guiar pelos preconceitos ao julgar os casos. Ele alerta para o risco de o ex-advogado-geral da União, André Mendonça, indicado para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, não seguir a lei nos julgamentos.

Ler mais

Economista alerta que sem ação, Guedes pode matar a economia e causar convulsão social

No artigo “Dr. Guedes, o paciente não reage e está sem pulso”, o economista e ensaísta Albertino Ribeiro critica a gestão do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que não está tomando nenhuma medida para conter a escalada da inflação e recuperar a economia. Ele, inclusive, alerta para o risco de se matar a economia e levar o Brasil a uma convulsão social.

Ler mais

Filósofo e jornalista faz paralelo entre personagens da mitologia grega e o asno no Brasil

No artigo “O Minotauro e o Asno”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro reconta detalhes das guerras da mitologia grega e o compara com o jumento. “Este casal havia tido vários filhos até que o deus dos mares, irritado com as inúmeras traições de Minos, inspirou a mulher numa monstruosa paixão pelo touro. Meio touro, meio homem, ele teria nascido da relação de Pasífae com um touro branco. É o gênero do machismo atado numa relação, onde somente o homem pode trair”, diz.

Ler mais

Economista destaca a ignorância e usa até Bolsonaro para criticar manifestações de Zé Trovão

No artigo “Carga pesada: Triste fim de Zé Trovão e Policarpo Quaresma”, o economista e ensaísta Albertino Ribeiro analisa de forma crítica e contundente o papel do caminhoneiro Zé Trovão nos protestos de 7 de Setembro. “O 7 de setembro foi frustrante para aqueles que esperavam um golpe militar comandado por Jair Bolsonaro (sem partido). Dentre os frustrados, está uma figura até então pouco conhecida no cenário político brasileiro: Zé Trovão”, pontua.

Ler mais

Em artigo, filósofo mostra como seria o famoso cidadão brasileiro no divã de Freud

No artigo “No divã de Freud”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro imagina como seria a consulta de um brasileiro com o famoso psiquiatra Sigmund Freud. Entre os delírios do atual momento da política brasileira, o conceituado médico neurologista, criador da psicanálise, reflete sobre os questionamentos do paciente com filósofos famosos como Kant, Sartre, entre outros.

Ler mais
« Older posts

© 2021 O Jacaré

Site desenvolvido por Fernando DiasUp ↑