Categoria: Opinião (page 1 of 13)

Inexplicável gastar milhões com show enquanto falta dinheiro para remédio, diz advogado

No artigo “A farra dos shows, o advogado Sérgio Maidana condena as prioridades de cidades pequenas e pobres, como a maior parte dos municípios brasileiros, que possuem dinheiro para pagar uma fortuna para um show, mas não possuem recursos nem para comprar remédios para a população. Prefeitos usam a os eventos milionários como promoção pessoal, apesar disso ser vedado pela Constituição.

Ler mais

Artigo aborda dois mitos gregos e uma verdade parecida com a política brasileira

No artigo “Dois mitos e uma verdade”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro aborda dois personagens da mitologia grega que mostram a moral da história da vida dos homens. Um era tirano e fez de tudo para se perpetuar no poder e impedir a vitória dos adversários para não ser preso. O outro representava a esperança do povo.

Ler mais

Em artigo, filósofo mostra toda a indignação e a dor pelo brutal assassinato de Bruno e Dom

No artigo “A insígnia do mal na banalidade do crime”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro mostra a indignação e a revolta com o brutal assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira. Ele culpa os criminosos que agem impunemente no Amazonas, que derrubam a floresta e matam quem tenta preservar o meio ambiente.

Ler mais

“Justos dos últimos tempos” tomam casa, corrompem, matam índio e pobre, diz Pinheiro

No artigo “Comunismo às avessas”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro fala sobre as maldades praticadas pelos “cidadãos de bem” que vivem de alertar a sociedade para o risco do regime comunista. “Um povo que não se rebela contra as opressões, ou a dose alienante foi grande demais ou está convicto de que matando pobre de fome a situação muda. Muda sim, com certeza, para o cemitério”, alerta.

Ler mais

Filósofo defende a democracia e diz que Brasil paga caro por optar pela “idiocracia”

No artigo “Democracia, idiocracia e fascismo”, o jornalista e filósofo Mário Pinheiro defende a democracia como o melhor modelo. Contudo, ele critica o atual chefe de Governo brasileiro, sem citar nominalmente Jair Bolsonaro (PL). “Quem opta em votar na idiocracia, aquela que assume o rancor, baba ódio no altar com Deus acima de tudo, até com marcha para Jesus, pode requisitar a pecha fascista como fariseu fora de hora”, afirma.

Ler mais

Policiais rodoviários que mataram homem sufocado por gás são indignos da farda, diz ensaísta

No artigo “A câmara de gás móvel e o AI-5 nosso de cada dia”, o ensaísta e economista Albertino Ribeiro condena a ação cruel dos policiais rodoviários federais em Sergipe, que deveriam proteger o cidadão e acabaram matando um homem asfixiado por gás dentro de uma viatura. O caso teve repercussão mundial e Ribeiro o compara aos tempos da ditadura militar, quando a tortura e a morte tinham aval do Estado.

Ler mais

O Brasil de Bolsonaro, o debate dos grandes filósofos e os traíras no tempo de Lucius Catilina

Elon Musk, Fabio Faria,Jair Bolsonaro

No artigo “Sabedoria e miséria linguística”, o filósofo e jornalista Mário Pinheiro faz paralelo sobre a época dos grandes filósofos, onde os problemas eram resolvidos nas discussões acaloradas, mas sem violência e colocações sem fundamento. No entanto, o saber nunca impediu os maus de se imporem pela força, pela maldade do poder e pela mentira.

Ler mais

A importância da filosofia, da sociologia e da política e a reação dos matutos no Brasil

No artigo “A distinção”, o filósofo e jornalista Mário Pinheiro fala sobre Sócrates e o grupo de políticos atual que opta pela mentira para amenizar graves problemas sociais. “Sócrates enfrentou os cínicos e os que optavam pelo sofisma, uma espécie de mentira imaculada que confundia as pessoas, e no julgamento do grande filósofo ele foi condenado a beber a cicuta”, pontua.

Ler mais

Mãe é a heroína que dribla o dragão da inflação para garantir o sustento da família

No artigo “Sua mãe: a heroína que sabe enfrentar o dragão da inflação”, o economista e ensaísta Albertino Ribeiro aborda a luta das donas de casa para driblar e minimizar os efeitos da inflação, que chegou a 80% ao mês no final da ditadura militar. Com o retorno do fantasma, com o aumento do custo de vida batendo recorde, ele dá dicas para economizar na compra no supermercado.

Ler mais

O preço da gasolina valendo ouro e a reação de parte da população brasileira

No artigo “Sublime é pensar sem ignorar”, o filósofo e jornalista Mário Pinheiro aborda a opção do eleitor brasileiro, sem citar nomes, sobre o futuro do País diante da escalada dos preços. “Para Epiteto, a infelicidade e desgraça dos homens, vem da escolha mal feita”, alerta, para em seguida, deixar claro as contradições de parte da população.

Ler mais
« Older posts

© 2022 O Jacaré

Site desenvolvido por Fernando DiasUp ↑