O ex-governador André Puccinelli (MDB) negou acordo com o PSDB para apoiar a candidatura do deputado federal Beto Pereira a prefeito da Capital. Pela proposta, rechaçada pelo emedebista, ele indicaria o filho, o advogado André Puccinelli Júnior (SD) para ser o candidato a vice na chapa tucana.
Prefeito da Capital e governador do Estado por dois mandatos, Puccinelli tinha o sonho de ser senador, mas acabou perdendo a oportunidade ao não renunciar ao Governo em 2014 e apoiou a candidatura de Simone Tebet (MDB). A então vice-governadora foi eleita e André ficou sem mandato.
Veja mais:
Um conto de 2 ex-governadores: Zeca hostilizado por petistas e André sonha com prefeitura
Zeca do PT une petistas e bolsonaristas após condenar ocupação de terra por indígenas
Presidente do PT detona Zeca: homenagear Michel Temer, é homenagear o golpe
Após perder a eleição para o Governo em 2022, André começou a articular a candidatura a prefeito da Capital. “A pretensão é esta”, afirma. No entanto, o principal problema é ter apoio político e condições financeiras para enfrentar uma disputa difícil e sem o apoio de nenhuma máquina. Adriane Lopes (PP) vai disputar a reeleição e conta com a máquina municipal, enquanto Beto terá o apoio do Governo do Estado.
“Vamos ver se consigo reunir as condições necessárias pra disputar. Vontade não nos falta”, admite Puccinelli, sobre as dificuldades para ir para a disputa competitivo e com condições de ganhar ou, pelo menos, chegar ao segundo turno.
Por outro lado, ele nega que já tenha acertado o apoio ao PSDB, partido com o qual rompeu por anos, mas voltou a sinalizar aliança desde a eleição do atual governador Eduardo Riedel. Nos bastidores, alguns políticos dão como certo de que Puccinelli acertou o apoio a Beto e a indicação do filho, que se filou ao Solidariedade, para ser o candidato a vice-prefeito.
“Não sei nada disso. Ninguém conversou em qualquer tempo comigo sobre isso”, garante Puccinelli, descartando qualquer acordo antecipado com os tucanos. O acerto incluiria o apoio do PSDB a candidatura de André pai em 2026, quando poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados ou até no Senado.
Além de Adriane, Beto e André, os pré-candidatos a prefeito da Capital são a deputada federal Camila Jara (PT), o deputado estadual Lucas Lima (PDT), o vereador Professor André Luís (Rede), o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) e o ex-deputado estadual Capitão Contar.