O governador Eduardo Riedel (PSDB) confirmou a nomeação de Viviane Luiza da Silva como titular da Secretaria Estadual da Cidadania, que foi criado com o desmembramento da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania. A supersecretaria era comandada por Marcelo Miranda, que vai continuar no comando da pasta mais enxuta.
Viviane Luiza vai comandar a 12ª secretaria, que foi criada neste mês e será implementada a partir do dia 2 de janeiro. A Secretaria Estadual da Cidadania vai herdar as subsecretarias das Mulheres, dos Povos Originários, da Pessoa com Deficiência, do LGBTQIA+, da Juventude, da Igualdade Racial, do Idoso e de Assuntos Comunitários.
Veja mais:
Riedel desmembra supersecretaria, cria 12ª secretaria e reduz poderes de Marcelo Miranda
Assessor de Marcelo Miranda é nomeado presidente da Fundação de Cultura de MS
Juiz aceita ação contra nomeação de procuradores pela prefeitura de Campo Grande
“Técnico de futebol tem isso, tem o time, tem banco, tem fim de temporada, tem troca de titular por reserva. O importante é o técnico saber exatamente qual é a sua situação e para onde vai levar o time. Então, de maneira muito tranquila, qualquer modificação que haja tem essa premissa. O governo não muda sua linha em função de pessoas, as pessoas se adaptam aos objetivos daquilo que a gente quer encaminhar”, explicou em coletiva na tarde desta sexta-feira (15), conforme o Campo Grande News.
A divisão da secretaria em duas começou a ser discutida no final do primeiro semestre e ganhou força em setembro com a crise entre o produtor cultural Max Freitas e Marcelo Miranda. Na ocasião, o governador chegou a sepultar o projeto após a demissão do presidente da Fundação de Cultura, mas o retomou no final de novembro.
Viviane Luiza da Silva é formada em História pela UCDB, mestre em Desenvolvimento Local pela mesma universidade e Ph.D em Antropologia pela Universidade de Manitoba, no Canadá. Ela teve mais de 20 anos de trabalho junto com as comunidades indígenas.