A popularidade de Eduardo Riedel (PSDB) melhorou em Campo Grande, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Adriane Lopes (PP) tiveram oscilações dentro da margem de erro, segundo pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência realizada entre os dias 10 e 16 deste mês. O governador tem 40,1% de ótimo e bom na Capital, enquanto o presidente da República tem 33% e a prefeita 32%.
A pouco mais de ano da eleição, o levantamento mostra que o tucano continua como o melhor cabo eleitoral. Adriane ainda precisa melhorar os números para chegar com força ao pleito municipal. Já o petista segue colhendo os frutos da polarização política.
Veja mais:
Pesquisa Ranking aponta aprovação de 38,25% de Riedel, de 35% de Lula e 31,5% de Adriane
Riedel obtém aprovação de 56%, Lula de 40,8% e Adriane de 32% na Capital, diz Percent Brasil
Com adversários envolvidos em escândalos, prefeito lidera com 60% em Maracaju, diz Ranking
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores neste mês e tem margem de erro de 2,75% para mais ou menos. O Ranking havia realizado a mesma pesquisa em julho deste ano.
Conforme o Ranking, o percentual dos que consideram a gestão de Adriane como ótima e boa passou de 31,5% para 32%, enquanto a taxa de regular variou de 35% para 38,5%. Já os eleitores que a consideram ruim ou péssimo caiu de 25% para 24,3%. Os indecisos e nulos somam 5,2%.
O índice de bom e ótimo de Riedel subiu de 38,25% para 40%, enquanto o regular passou de 36% para 37,2% e o ruim e péssimo, de 18,5% para 17,3%. Os eleitores que não souberam responderam somaram 5,40%.
Lula viu o índice de ótimo e bom cair de 35% para 33%, enquanto o regular passou de 29% para 30% e o ruim e péssimo oscilou para baixo, de 33% para 32%. Os indecisos somam 4,70%. O presidente pode estar colhendo os frutos do aumento nos combustíveis, que voltaram a ser tributados pelo Governo federal e tiveram reajustes autorizados pela Petrobras.
A popularidade do governador reflete a gestão sem oposição no legislativo e a política de agradar bolsonaristas e petistas. Até o momento, o tucano tem conseguido se equilibrar com maestria na polarização política brasileira.
Adriane tem maior visibilidade após um e cinco meses no cargo e a retomada das obras em parceria com o Governo do Estado, como o novo acesso das Moreninhas e a duplicação da Avenida dos Cafezais. O maior desafio será deslanchar em um cenário de disputa eleitoral acirrada com a eleição municipal no páreo.
No cenário geral, 71% aprovam a gestão de Eduardo Riedel, enquanto apenas 25% a desaprovam. Adriane tem aprovação de 58%, contra rejeição de 38%.
Já Lula é aprovado por 50%, contra 46% de desaprovação. O número não é ruim para o presidente, considerando-se que ele perdeu a disputa para Jair Bolsonaro (PL) na Capital.