Revoltados com a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL), cerca de 300 bolsonaristas bloqueiam vários trechos de rodovias nesta segunda-feira (31) em Mato Grosso do Sul. Contra a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por 60,3 milhões de votos, eles usaram paus, terra e fogo para impedir o tráfego de veículos nas BRs 163, 262 e 060 e na MS-306.
Os bolsonaristas decidiram seguir o exemplo dos seguidores do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Republicano, que não aceitaram o resultado da eleição e invadiram o Capitólio para evitar o reconhecimento da vitória de Joe Biden.
Veja mais:
Simone parabeniza Lula pela vitória e festeja: “venceu a democracia e a verdade”
A volta por cima: com 60 milhões de votos, Lula derrota Bolsonaro e será presidente pela 3ª vez
Bolsonaro vence em MS, mas Lula consegue ampliar votação do PT no Estado
O movimento tem pouca adesão, até o momento, mas vem causando transtornos ao provocar congestionamentos de quilômetros. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, são sete bloqueios, sendo cinco na BR-163, um na BR-060 e um na BR-262.
Apesar de não contar com o apoio oficial de sindicatos e entidades de classe, o bloqueio tem a simpatia dos caminhoneiros, principal base de Jair Bolsonaro (PL) ao longo dos quatro anos mandatos. O grupo parou o país contra o aumento dos combustíveis na gestão de Michel Temer (MDB), mas não esboçou nenhuma paralisação contra as altas consecutivas do óleo diesel, que bateram recorde histórico.
Em entrevista ao Campo Grande News, os manifestantes deixam claro que não aceitam o resultado das urnas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Lula obteve 60.345.999 votos (50,9%), contra 58.206.354 de Bolsonaro.
Além de Mato Grosso do Sul, os protestos ocorrem no Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Pará, Goiás, e Distrito Federal.
1 comentário
Pingback: Com apoio do choque e granada de gás, PRF retira bolsonaristas e libera BR-163 na Capital - O Jacaré