O candidato de oposição, Capitão Contar (PRTB), cresceu dois pontos e chegou a 57% dos votos válidos em Mato Grosso do Sul, enquanto o candidato governista, Eduardo Riedel (PSDB), caiu e está com 43%. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Real Time Big Data, contratado pela TV Record.
O levantamento é o primeiro do segundo turno a prever a vitória do deputado estadual, que também venceu no primeiro turno. O Instituto Ranking Brasil e Novo Ibrape, conforme as pesquisas divulgadas na semana passada, mostraram o tucano na frente na disputa do segundo turno.
Veja mais:
Juiz tenta por freio na campanha difamatória de stories, grupos de WhatsApp a horário eleitoral
Ranking aponta estabilidade na disputa: Riedel com 53,30% contra 46,70% de Capitão Contar
Três debates e cinco pesquisas vão testar nervos da eleição; TV Morena contrata outro instituto
De acordo com o Real Time, considerando-se os votos totais, Capitão Contar tem 50%, contra 38% de Riedel. Brancos e nulos somam 6%, mesmo percentual dos indecisos.
Em relação à pesquisa realizada na semanada passada, que acabou não sendo divulgado pela TV Record MS, quando o deputado tinha 55%, ele subiu dois pontos. Riedel tinha 45% e caiu dois. As oscilações ocorreram dentro da margem de erro.
O candidato do PRTB está na frente nas faixas de renda, lidera entre católicos, evangélicos, homens e mulheres e em todas as regiões do estado. “Desde a virada no primeiro turno que o levou à vitória, Contar mantém um viés de crescimento”, aponta Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.
Entre os homens, Capitão Contar tem 57%, enquanto Riedel tem 36%. Já entre as mulheres, o deputado estadual tem 43%, contra 40% do tucano.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.000 eleitores no Mato Grosso do Sul, nos dias 14 e 15 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número MS-03328/2022.
A pesquisa é expressiva em mostrar o desespero da campanha do PSDB, que vem tentando desacreditar os apoios do adversário e movendo uma grande estrutura para reverter a onda em favor do candidato de oposição.
Caso a pesquisa da Real Time se concretize no dia 30 de outubro, Reinaldo Azambuja (PSDB) manterá a sina de que nenhum governador conseguiu fazer o sucessor em Mato Grosso do Sul.