O arcebispo emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, 84 anos, testou positivo para covid-19 nesta quarta-feira (16). Com sintomas semelhantes ao de uma gripe, ele está medicado e isolado em casa, conforme a Arquidiocese. “Graças a Deus, ele está bem. Embora mantendo a quarentena, está bastante animado. Ao que tudo indica, os sintomas são bem leves”, contou Dom Dimas Lara Barbosa.
[adrotate group=”3″]
Dom Vitório comandou a Arquidiocese de Campo Grande por 25 anos, entre dezembro de 1986 a janeiro de 2011. Ele foi nomeado bispo de Corumbá por João Paulo II em 9 de dezembro de 1981 e chegou à Capital para ser adjunto de Dom Antônio Barbosa em 26 de novembro de 1984.
Veja mais:
Boletim Covid-19 – O Jacaré: vacina deve chegar às clínicas particulares no início de 2021
Boletim Covid-19 – O Jacaré: com 302 internações, UTI’s de MS estão sempre “no limite”
Boletim Covid-19 – O Jacaré: MS tem alta de 40% nas internações por covid-19 em apenas dez dias
Supremo autoriza estados para a comprar vacinas aprovadas por autoridades estrangeiras
A decisão é do pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski. Conforme a liminar, caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não autorize o uso emergencial de vacinas em até 72 horas, os governos dos estados estão autorizados a fazer, desde que o produto tenha sido aprovado por autoridades sanitárias estrangeiras. A decisão contempla ação proposta pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que defende a dispensa da autorização da Anvisa com base na Lei Federal número 13.979, que autorizou a compra de fármacos aprovados pelas agências dos Estados Unidos, a União Europeia, da China e do Japão.
Criança de nove anos perde a batalha para a covid-19 em Naviraí
A criança é listada no boletim epidemiológico divulgado hoje pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), com outras 14 pessoas. Até esta quinta-feira, Mato Grosso do Sul contabiliza 1.993 mortes pela covid-19. No momento, 644 pessoas lutam contra os efeitos do coronavírus e 312 estão em leitos de alta complexidade, sendo quatro delas crianças. Por conta da doença, os leitos adulto de UTI registram ocupação de 100% e os infantis de 44%, de acordo com os dados da SES.
Maioria de ministros do STF não autoriza pais a deixarem de vacinar os filhos
Na plenária desta quinta-feira, o Supremo não autorizou os pais a deixarem de vacinar os filhos com base em “convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais”. A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, o ministro Luís Roberto Barroso, e decidiu que “o direito à saúde da coletividade e das crianças prevalece sobre a liberdade de consciência e convicção filosófica”, e que os pais estão obrigados a seguir o calendário de vacinação infantil. A decisão vale para todas as ações da mesma natureza. O recurso foi proposto por praticantes do veganismo, que são contrários à vacinação.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.