A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) promove, a partir da 17h de hoje (28), o primeiro e talvez o único debate entre os 15 candidatos a prefeito de Campo Grande. Esta será o primeiro confronto de ideias, principalmente, após a TV Morena, SBT MS, Record e Midiamax desistirem da tradição.
[adrotate group=”3″]
De acordo com a entidade, todos os candidatos foram convidados a participar do evento, que será transmitido pelas redes sociais e pela rádio da Fetems. O local do embate será o auditório da federação, que terá acesso restrito por causa da pandemia da covid-19.
Veja mais:
Juiz acata pedido de Marquinhos e Esacheu e indefere a candidatura de Harfouche
Eleição estranha: TVs descartam debate e Globo não deve fazer nem entrevista com candidatos
O presidente da Fetems, Jaime Teixeira, a tradição é a realização do debate entre os candidatos a governador. No entanto, como não nenhum meio de comunicação ou entidade de classe se disponibilizou, a entidade se prontificou a promover o confronto de propostas entre os 15 candidatos. “O debate é importante para o eleitor conhecer o candidato”, destacou o professor.
No primeiro bloco, cada candidato terá quatro minutos para apresentar as propostas para a educação. No segundo bloco, um professor da Rede Municipal de Ensino fará uma pergunta para cada participante do debate, que terá três minutos para a resposta.
No terceiro bloco, os candidatos farão perguntas entre si, mas só poderão abordar temas relacionados à educação. No quarto bloco, novo confronto entre os postulantes, mas desta vez o tema será livre.
No quinto bloco, o presidente da Fetems fará uma pergunta a ser respondida por todos os candidatos. No último bloco, cada candidato terá três minutos para fazer as considerações finais.
A expectativa é de que o evento conte com a participação dos candidatos Cris Duarte (PSOL), Dagoberto (PDT), Delegada Sidnéia (Podemos), Guto Scarpanti (Novo), João Henrique (PL), Márcio Fernandes (MDB), Marcelo Miglioli (SD), Marcelo Bluma (PV), Marquinhos Trad (PSD), Pedro Kemp (PT), Vinicius Siqueira (PSL), Promotor Harfouche (Avante), Esacheu Nascimento (Progressistas), Paulo Matos (PSC) e Thiago Assad (PCO).
A Rede Brasil cogita fazer um novo debate, mas a data ainda não está definida. O evento poderá ocorrer no dia 6 ou 12 de novembro deste ano. O primeiro turno das eleições será no dia 15.
Na última eleição, quando também houve um recorde de candidatos a prefeitura e Alcides Bernal (Progressistas) disputava a reeleição, ocorreram vários debates, como do Midiamax, TV Morena, SBT e ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública).