O desembargador Vladimir Abreu da Silva, da 5ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), negou o pedido para suspender a liminar do juiz Paulo Afonso de Oliveira, da 2ª Vara Cível. Com a decisão, um oficial de Justiça continua a caça do jornalista Nélio Brandão para retirar do ar o blog.
Apesar de contrariar o princípio constitucional da liberdade de imprensa, Silva aceitou o pedido de liminar e decidiu só se manifestar após a manifestação da ASMMP (Associação Sul-mato-grossense dos Membros do Ministério Público), que terá 15 dias para fazer isso.
Enquanto isso, como o recurso não terá efeito suspensivo, continua valendo a liminar que determinou a retirada do “blogdonélio” do ar em 48 horas, divulgada no Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 deste mês.
Oficiais de Justiça estão a caça do jornalista para notificá-lo da medida extrema, que é tirar o site de notícias do ar.
A esperança do jornalista é o pedido apresentado ao Supremo Tribunal Federal, que está para ser analisado pelo ministro Dias Toffoli. Ele pode suspender a liminar nas próximas horas.
A polêmica começou com o pedido da ASMMP para que a Justiça determinasse a retirada do blog do ar. A entidade alega que o jornalista só vem fazendo matérias ofensivas aos promotores e procuradores de Justiça.
A ASMMP vem fazendo campanha para que os jornais só publiquem matérias positivas e favoráveis ao Ministério Público.