Pela primeira vez em 11 anos, duas chapas vão disputar o comando da Fetems (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul), maior entidade sindical e uma das mais poderosas do Estado. A eleição para escolher o sucessor (a) do atual presidente, Jaime Teixeira, acontecerá no dia 2 de junho deste ano.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Ezerral Bueno de Souza, até o momento, cerca de 23 mil filiados estão aptos a votar. O número pode aumentar com a regularização até o final do prazo.
Veja mais:
Na diretoria há 20 anos, Deumeires quer manter atual política e ser 1ª negra a presidir Fetems
Professor quer acabar com “trampolim político” e mudar comando da Fetems após 20 anos
Fetems consegue reajuste de até 37% e garante novo piso a professores de 35 cidades
O primeiro a se inscrever foi o professor Joaquim Soares de Oliveira Neto, que liderada a Chapa 2 – Alternativa, de oposição ao atual grupo, que está no poder há 20 anos. Ele defende alternância ao poder e o fim do suposto uso da instituição como trampolim político.
A atual vice-presidente, Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Moraes, é candidata da situação pela Chapa 1 – Fetems Forte e Unida de Todas e Todos. Ela vai defender o legado do atual presidente.
A Fetems conta com sindicatos em 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Possui um hotel com 136 leitos, uma sede nova e um auditório com capacidade para 450 pessoas sentadas.
O principal desafio do presidente eleito em junho será equiparar o salário dos professores convocados com os dos efetivos. Atualmente, um concursado ganha 50% acima do temporário. Outro desafio será impedir que onda de privatização, que ocorre no Paraná e São Paulo, chegue a Mato Grosso do Sul.
A entidade representa cerca de 25 mil professores e administrativos da educação.