A eleição suplementar para a Prefeitura de Paranhos, cidade a 477 km de Campo Grande, acontece neste domingo (6), seis meses após o pleito de 2024 ser indeferido por causa da inelegibilidade do candidato mais votado. Os 9.366 eleitores do município aptos a votar vão decidir entre o vereador e prefeito interino, Hélio Acosta (PSDB), e o médico Jorge Ricardo Lauricio, o Doutor Jorge (PT).
Assim como no ano passado, o horário de votação será das 7h às 16h com previsão de totalização dos votos para às 18h (horários de MS). Ao todo o município possui 30 seções eleitorais em cinco locais de votação.
Veja mais:
Com quatro mandatos de vereador, tucano se diz preparado e quer melhorar indicadores sociais
Mesmo “sub judice”, petista mantém campanha com foco em melhorias na saúde e indígenas
Por 4 votos a 2, TRE rejeita recurso da chapa do PT e prefeito será candidato único em Paranhos
A eleição suplementar ocorre após a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas de sua gestão anterior, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde 1º de janeiro de 2025 o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Acosta, assumiu o cargo de prefeito do município de Paranhos, de forma interina, devendo exercê-lo até a posse do novo prefeito, que pode ser ele mesmo.
Atualmente a candidatura da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, e representada por Dr. Jorge e o vice, Dr. Vicente (PT), está indeferida com recurso, ou seja, o registro foi negado, porém, os candidatos e partidos vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
Desta forma, os votos recebidos pelos petistas são considerados “anulados sub judice”, mas esses votos constam na divulgação dos resultados e são considerados no cálculo dos percentuais obtidos pelos concorrentes ao pleito majoritário.
Hélio Acosta é vereador de Paranhos desde 2012 e está em seu quarto mandato. O tucano tem como candidato a vice-prefeito o empresário Alfredo Soares dos Santos (MDB), que seria vice de Heliomar Klabunde, caso a chapa não tivesse sido barrada.
O médio Doutor Jorge é o representante da federação partidária encabeçada pelo PT e composta pelo PCdoB e PV, que terá como candidato a vice o também médico Vicente Jonas de Araújo Maciel, o Doutor Vicente (PT).