Representantes da empresa de celulose indonésia Bracell participaram de reunião com a senadora Soraya Thronicke (Podemos) e apresentaram plano com previsão de investimento de 4,5 bilhões de dólares e expectativa de gerar 12 mil empregos, na fase de obras, em Mato Grosso do Sul. Os empresários solicitam apoio para melhorias na BR-158, que será impactada pelo aumento do tráfego de caminhões com a instalação de uma nova fábrica em Bataguassu.
Executivo da Bracell, Manoel Browne explica que a chegada da fábrica à Costa Leste de MS trará um movimento intenso à BR-158, com um acréscimo de 80 mil caminhões por ano, o que equivale a mais de 200 veículos pesados circulando diariamente pela rodovia. Para garantir segurança e eficiência logística, a empresa defende a necessidade de recuperação da pista, inclusão de acostamentos e construção de terceiras faixas.
Veja mais:
Investimento de R$ 89,9 bi na indústria vai gerar 11,5 mil empregos em nove cidades de MS
Maior fábrica do mundo consolida “revolução” e energia capaz de abastecer todas as casas em MS
Em MS, Lula ironiza rejeição do mercado e Simone afirma que querem “afundar o País”
“A Costa Leste de MS terá uma projeção muito grande nos próximos três a quatro anos. Esse será um dos maiores investimentos da história do estado, totalizando US$ 4,5 bilhões. Durante as obras, devemos empregar entre 7 mil e 12 mil trabalhadores, e, com a operação da fábrica, serão 7 mil empregos permanentes – 3 mil na indústria e 4 mil na área florestal”, destacou Browne, em reunião no gabinete de Soraya, na quarta-feira (2).
Os representantes da Bracell também detalharam iniciativas socioeconômicas já implementadas nas cidades onde a empresa opera, destacando o compromisso com desenvolvimento sustentável e impacto positivo nas comunidades locais.
“Temos valores que não abrimos mão. Queremos fazer um projeto modelo, com um trabalho estruturado, preventivo e sério. Nossa prioridade é garantir que as comunidades locais tenham prejuízos mínimos e ganhos máximos. Queremos ser bons hóspedes”, enfatizaram.
Com esse investimento, Mato Grosso do Sul se consolida cada vez mais como um polo estratégico para a indústria de base florestal, impulsionando o crescimento econômico e a geração de empregos na região.
A senadora Soraya Thronicke reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do Estado e elogiou a gestão do governador Eduardo Riedel (PSDB) na promoção de investimentos estratégicos para o estado.
“O governador Riedel tem feito um trabalho sério e comprometido. Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial logístico para escoamento da produção. Além do agronegócio, que já é um pilar da nossa economia, estamos avançando na industrialização, o que já está transformando a cara do estado. Temos um território do tamanho da Alemanha e queremos uma economia tão forte quanto a de um país. Isso é possível com vontade política”, afirmou a parlamentar.