Pessoas que desenvolvem diabetes tipo 2 correm um risco maior de alguns dos cânceres mais letais, incluindo tumores de fígado e pâncreas, conforme estudo da Universidade de Manchester, divulgado nesta semana. De acordo com os pesquisadores, o risco é ainda maior entre as mulheres.
Os pesquisadores analisaram registros de saúde de 95.000 pessoas e descobriram que o risco de câncer de pâncreas era quase duas vezes maior, e a chance de desenvolver câncer de fígado quase cinco vezes maior, em mulheres recentemente diagnosticadas com diabetes tipo 2. Resultados da pesquisa foram divulgados pelo The Guardian.
De acordo com o estudo, nos homens, o surgimento de diabetes tipo 2 foi associado a um aumento de 74% no câncer de pâncreas e a quase quadruplicar o risco de câncer de fígado nos cinco anos seguintes.
A obesidade também está associada ao câncer
“Diabetes e obesidade estão associados a tipos de câncer semelhantes”, disse Owen Tipping, um estudante de medicina que trabalhou no estudo com Andrew Renehan, professor de estudos de câncer e cirurgia na Universidade de Manchester. “Nossa pesquisa estava detectando o efeito do diabetes no câncer, após ajuste para obesidade.”
Estudos anteriores relacionaram a obesidade a 13 tipos de câncer, muitos dos quais também são mais comuns em pessoas com diabetes tipo 2. Os pesquisadores da pesquisa atual notaram um aumento nos diagnósticos de câncer logo após as pessoas serem diagnosticadas com diabetes, simplesmente porque os pacientes fazem mais exames médicos. Os pesquisadores contabilizaram esse pico no câncer devido à melhor detecção, ignorando os casos relatados dentro de um ano de um diagnóstico de diabetes.
Leia também:
Negação às vacinas mergulha EUA em casos de sarampo
João Amorim quer provar que propina de R$ 9,5 mi da JBS dada a André foi usada no Aquário
Sem provas, juiz inocenta ex-prefeito de assassinato; “sempre acreditei em Deus”, diz Douglas
Os resultados serão apresentados no Congresso Europeu sobre Obesidade, em Málaga, Espanha, em maio. Não está claro como o diabetes pode causar câncer, mas cientistas suspeitam de altos níveis de insulina, alta glicemia e inflamação crônica.
Sophia Lowes, do Centro de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, disse ao The Guardian que: “este estudo ajuda a aumentar nossa compreensão da ligação entre diabetes e câncer. Embora muitas questões permaneçam sobre como e por que o diabetes pode causar câncer, pesquisas como esta são vitais para nos ajudar a prevenir, detectar e diagnosticar melhor a doença.
“Sobrepeso e obesidade causam pelo menos 13 tipos diferentes de câncer. O mundo ao nosso redor nem sempre facilita, mas manter um peso saudável e ter uma dieta saudável e balanceada é uma maneira de reduzir o risco de câncer. Há outras medidas que as pessoas também podem tomar, como não fumar e reduzir o consumo de álcool”, enfatiza.