O Secretário de Infraestrutura de Campo Grande, Marcelo Miglioli, afirma que a recuperação da Avenida Filinto Muller, na região do Lago do Amor, custou ao final de sua execução R$ 2,859 milhões. Inicialmente, o projeto básico quando foi feita a licitação previa o investimento de R$ 3,880 milhões.
Essa foi uma das primeiras obras da gestão de Adriane Lopes (PP), que dispensou licitação para contratar a empreiteira CCO Infraestrutura. A ciclovia e a passarela foram destruídas pela chuva no dia 4 de janeiro de 2023, a revitalização foi concluída em 26 de setembro do mesmo ano, mas a área voltou a ruir nessa terça-feira, 18 de março.
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O primeiro indício de que a verba não foi bem investida surgiu 31 dias após a inauguração. No dia 29 de outubro de 2023, houve um desmoronamento, que obrigou nova intervenção da prefeitura.
De acordo com Marcelo Miglioli, a CCO Infraestrutura encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, quando do reparo no trecho da calçada onde houve um declive, informando que na elaboração do projeto executivo o orçamento total da obra foi revisado para R$ 2.859.234,27.
“Em outubro do mesmo ano, quando do reparo no trecho da calçada onde houve um declive, a empresa encaminhou ofício encaminhado à Sisep informando sobre o andamento da obra de reparo e citando que “a obra Emergencial foi licitada tendo seu projeto básico orçado inicialmente em R$ 3.880.427,10. Com a elaboração do projeto executivo, o mesmo objeto foi revisado para R$ 2.859.234,27, resultando ao Município uma economia de R$ 1.021.192,83, mantendo a funcionalidade e solidez do objeto contratado””, informa nota da Secretaria de Infraestrutura.
Apesar do investimento milionário, a obra não resistiu dois anos intacta e durou apenas 539 dias, antes de desmoronar novamente com a chuva, o que ainda põe em cheque a “funcionalidade e solidez do objeto contratado” e se a economia de R$ 1 milhão valeu a pena.
À época da revitalização, a prefeita Adriane Lopes chegou a celebrar a conclusão da obra e prometeu que o incidente não se repetiria. A qualidade e a promessa não resistiram ao primeiro transbordamento do Lago do Amor.
A Avenida Filinto Muller voltou a ser interditada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).