Relatora da CPI das Bets, a senadora Soraya Thronicke (Podemos) denunciou boicote ao trabalho da comissão no Senado. Em meio a denúncia de cobrança de propina e ameaças, parlamentar sul-mato-grossense passou a andar sob escolta de seguranças e em carro blindado tanto em Brasília quando em Mato Grosso do Sul.
Na última quinta-feira (20), o presidente da CPI, Dr. Hiran (PP), de Roraima, informou que a comissão retorna os trabalhos após o Carnaval. Criada para investigar apostas esportivas e jogos online, a CPI causou polêmica ao convocar celebridades para depor e após uma briga entre Soraya e o senador Ciro Nogueira (PP), do Piauí.
Veja mais:
“Eu fui ameaçada e stalkeada, mas nós vamos até o fim”, afirma Soraya sobre CPI das Bets
Após denúncias de revista e Soraya, PF investiga suspeitas de pedidos de propina na CPI das Bets
Denúncia de extorsão milionária agita bastidores e megaescândalo ronda CPI de Soraya, diz Veja
Em entrevista à revista Veja, a senadora de MS reclamou da demora na retomada dos trabalhos. “Toda hora tem uma desculpa. Antes, era primeira semana de fevereiro, não. Agora, é depois do Carnaval. Estou sentindo toda dificuldade de trabalhar, fazendo meu relatório em absoluto sigilo”, afirmou Soraya.
Ainda de acordo com a coluna Radar, ela também insinuou que a CPI das Bets pode terminar sem aprovar o relatório final. “Se não deixarem acontecer as reuniões, vou entregar meu relatório. Se não abrir uma reunião, nem votar o relatório, aí vai ser um escândalo”, afirmou.
“Nós não paramos. Estamos analisando todos os documentos, as informações que vêm do Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras], as informações que vêm da Receita Federal, dos órgãos de controle e vamos dar ciência a todos os membros para podermos fazer as pautas prioritárias da comissão — afirmou o presidente da CPI das Bets, conforme a Agência Senado.
Entre os requerimentos relativos a informações financeiras já aprovados pela comissão estão vários pedidos de relatórios de inteligência financeira ao Coaf, o que configura quebra de sigilo. Na lista estão influenciadores como Deolane Bezerra e empresários do setor de aposta, como Fernando Oliveira Lima, conhecido como Fernandin OIG.
“Vamos fazer um trabalho certamente muito importante, principalmente para proteger as pessoas, para evitar a evasão de divisas, para fazer com que essas bets paguem efetivamente impostos que venham gerar aplicação desses recursos na saúde, na educação, na segurança. Elas estão ganhando muito dinheiro e ou não estão pagando nada de imposto ou estão pagando muito pouco”, garantiu Hiran.
Uma das denúncias que rondam a CPI é a de que o lobista Silvio Assis estaria cobrando propina para evitar que alvos sejam convocados para prestar depoimento. A irmã e o genro dele estão lotados no gabinete de Soraya.
A senadora rebateu as insinuações e disse que encaminhou as denúncias à PF.